Entretenimento

Chitãozinho & Xororó serão os homenageados da 32ª edição do Prêmio da Música Brasileira

Será a primeira vez que dois representantes do gênero sertanejo receberão a homenagem


28/08/2024 17h08

Chitãozinho & Xororó serão os homenageados da 32ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB), que será realizado em 2025. Esta será a primeira vez que dois representantes do gênero sertanejo receberão a homenagem concedida anualmente a figuras históricas da música brasileira.

“O Prêmio da Música Brasileira é muito importante no nosso mercado e receber esse reconhecimento é muito gratificante. A gente ficou muito feliz quando soubemos”, diz Chitãozinho. “A gente já recebeu 11 prêmios no PMB desde 1999, temos uma história longa juntos, de muito respeito e admiração pelo Zé Maurício, toda a equipe organizadora, o conselho, um time de feras, grandes nomes do mercado da música”, completa Xororó.

Com mais de 50 anos de carreira, Chitãozinho & Xororó são ícones da música sertaneja e possuem um legado inigualável na música brasileira. A dupla ultrapassou a marca de 40 milhões de discos vendidos, lançou 39 álbuns inéditos e 11 DVDs, conquistou seis prêmios Grammy e acumulou centenas de discos de ouro, platina e diamante ao longo de sua trajetória.

“A escolha de Chitãozinho & Xororó como homenageados da 32ª edição do PMB é um tributo merecido a dois gigantes da nossa música. Eles não só ajudaram a popularizar o sertanejo, como também abriram portas para que outros artistas do gênero pudessem brilhar. Celebrar a trajetória deles é celebrar a própria história da música sertaneja e sua importância cultural para o Brasil. Estamos honrados em prestar essa homenagem a dois artistas que representam tanto a essência quanto a inovação da nossa música,” afirma Zé Maurício Machline, fundador do PMB.

Leia também: Relembre grandes apresentações do Rock in Rio

Os irmãos começaram sua carreira em 1970 com o lançamento do primeiro disco, 'Galopeira', mas o sucesso nacional veio oito anos depois, com o hit '60 Dias Apaixonados', que lhes rendeu o primeiro disco de ouro. Em 1982, o reconhecimento do grande público se consolidou com a música 'Fio de Cabelo', que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e se tornou um dos maiores sucessos da música sertaneja. Ao longo dos anos, Chitãozinho & Xororó gravaram uma série de clássicos que marcaram gerações, como 'Se Deus Me Ouvisse', 'Fogão de Lenha', 'No Rancho Fundo', 'Brincar de Ser Feliz', 'Página de Amigos', 'Alô' e 'Evidências', um dos maiores hits da história recente da música brasileira, composto por José Augusto e Paulo Sérgio Valle.

Atualmente, a dupla apresenta a turnê 'Por Todos Os Tempos', que celebra no repertório seus mais de 50 anos de carreira e uma série de projetos especiais, que incluem a série 'As Aventuras de José e Durval', disponível na Globoplay e novidades que serão lançadas em breve. 

Mais informações sobre o Prêmio da Música Brasileira, incluindo as inscrições para a 32ª edição e a história da premiação estão disponíveis no site oficial do PMB.

Leia também: Paulo Ricardo traz turnê 'Rock Popular' para São Paulo no mês de outubro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quaest: Boulos tem 22%, Marçal, 19% e Nunes, 19%

Brasil cria 188 mil vagas de empregos formais em julho, diz Caged

Incêndio de grandes proporções consome Terra Indígena no Pantanal

Conselho de Ética aprova aprova cassação de mandato de Chiquinho Brazão

Setor de serviços emprega mais de 14 milhões em 2022 e bate recorde, diz IBGE