Um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio chega a sua 40° edição em 2024.
Ao longo dos anos, milhares de artistas nacionais e internacionais passaram pelos palcos da cidade maravilhosa. Do pop ao rock, os músicos proporcionaram momentos inesquecíveis aos fãs.
Relembre algumas das apresentações mais memoráveis.
Queen (1985)
A histórica apresentação da banda britânica, liderada por Freddie Mercury, é frequentemente lembrada como o ápice do festival. Com um show único, Mercury cativou a multidão com a performance de “Love of My Life”, que se tornou um dos momentos mais emocionantes do Rock in Rio.
É considerado por muitos como um dos melhores shows da história do festival. Foi realizado na primeira edição.
Guns N’ Roses (1991)
Em 1991, o Guns N' Roses veio ao Brasil pela primeira vez, e fez um show fora do convencional. A apresentação marcou a explosiva energia de Axl Rose e companhia, que incendiaram o público. O show inesquecível ocorreu no auge da banda, que tocou sucessos como “Sweet Child o’ Mine”.
Em sua autointitulada biografia, Slash relembra o show de 91: "Acho que nunca tinha visto um público tão enlouquecido pelo Guns N' Roses".
Beyoncé (2013)
Beyoncé marcou o festival de 2013 com uma performance aclamada, repleta de coreografias, vídeos elaborados e trocas de figurinos. Cativando o público desde a primeira música, “Run The World”, a cantora encerrou a noite de maneira extraordinária ao incorporar a energia do funk brasileiro. Ela dançou “Lek Lek” e levou os fãs brasileiro ao delírio.
Rihanna (2015)
Em 26 de setembro de 2015, a cantora realizava a sua segunda apresentação no festival (a primeira foi em 2011). Com cerca de 80 mil ingressos esgotados em 57 minutos, o show foi inesquecível para os fãs, que puderam presenciar ótimos vocais e e um dos melhores da carreira dela.
Cantando hits como “Man down”, “Umbrella”, “Rockstar 101”, “Only Girl” entre outros, marcou toda uma geração que acompanhou presencialmente ou pela transmissão.
Barão Vermelho (1985)
Uma das bandas mais icônicas do rock brasileiro, o Barão Vermelho subiu ao palco no Rock In Rio de 1985 correndo um risco: as apresentações anteriores, Kid Abelha e Eduardo Dussek, foram alvos de ataques dos headbangers que queriam peso no palco.
Contudo, os cariocas conquistaram o público e acabaram ovacionados. Se apresentando para 85 mil pessoas, tocaram hits de toda a carreira, como “Maior Abandonado”, “Bete Balanço” e o clássico “Pro dia Nascer Feliz”.
Além da grande performance musical, o vocalista Cazuza aproveitou a apresentação de "Pro Dia Nascer Feliz" para comentar a eleição de Tancredo Neves que aconteceu no mesmo dia da apresentação.
Capital Inicial (2011)
Em 2011, o destaque nacional da edição ficou com o Capital Inicial, que apresentou muita simpatia e um setlist bem escolhido. Com um show animado, o vocalista Dinho Ouro Preto precisou interromper o show para ajudar fãs que passavam mal.
O momento serviu para conquistar mais o público, que aplaudia enquanto o vocalista jogava garrafas de água para a multidão. O show foi a receita de uma apresentação memorável: músicas contagiantes, homenagens, interações com o público e até manifestação política, com Dinho Ouro Preto criticando José Sarney após a performance de "Que país é este?" da Legião Urbana.
REDES SOCIAIS