Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/IMDb
Reprodução/IMDb

O filme "A Substância", estrelado por Demi Moore, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (19).

A produção, que marcou presença no Festival de Cannes 2024 e venceu o prêmio de Melhor Roteiro, é dirigida por Coralie Fargeat, conhecida por "Vingança".

O longa se destaca no subgênero do terror conhecido como “body horror” e tem sido aclamado pela crítica, com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Leia também: Racionais MC's e Budah estão entre indicados no BET Hip Hop Awards 2024

Na trama, Demi Moore interpreta Elizabeth Sparkle, uma ex-estrela da TV que, após ser demitida de um programa de exercícios, decide participar de um experimento científico para rejuvenescer.

O tratamento promete replicar suas células, criando uma versão mais jovem de si mesma, chamada Sue (interpretada por Margaret Qualley). No entanto, o relacionamento entre as duas versões de Elizabeth logo se torna conflituoso, à medida que Sue ganha destaque e atenção na indústria do entretenimento, enquanto a versão original de Elizabeth enfrenta o esquecimento e o declínio.

O termo “body horror” descreve um subgênero de ficção de terror que explora mutações e deformações corporais, criando imagens impactantes de mutilações, sangue e transformações grotescas. "A Substância" se insere nesse gênero ao abordar as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem quando Elizabeth e sua versão jovem coexistem, trazendo à tona temas como envelhecimento, pressão estética e a crueldade da indústria cinematográfica.

O filme também tem forte carga feminista, retratando as exigências da sociedade em relação às mulheres e a obsessão por juventude, especialmente em Hollywood. O elenco ainda conta com Dennis Quaid e Margaret Qualley, em atuações intensas que reforçam o clima perturbador da produção.

Leia mais: Cinemark estende promoção com ingressos a R$ 12 por mais duas semanas