Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/IMDb
Reprodução/IMDb

A 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo terá como filme de abertura "Maria Callas", dirigido por Pablo Larraín e estrelado por Angelina Jolie.

O evento, que acontece de 17 a 30 de outubro, contará com a exibição do longa durante a cerimônia de abertura no dia 16 de outubro, às 20h, na Sala São Paulo. A apresentação ficará a cargo de Renata de Almeida e Serginho Groisman.

Leia também: Com biquíni temático, Katy Perry se despede de fãs brasileiros e joga flores da sacada; confira

Destaque no Festival de Veneza, a produção já é cotada para uma possível indicação ao Oscar, especialmente pela atuação da atriz, que retrata os últimos dias da vida trágica da cantora de ópera italiana. A história se passa na Paris dos anos 1970 e continua o projeto de Larraín de perfilar grandes figuras femininas, como fez anteriormente com "Jackie" (2016) e "Spencer" (2021).

A obra será distribuída no Brasil pela Diamond Films, que também foi responsável por "Triângulo da Tristeza" e "Anatomia de uma Queda", vencedores da Palma de Ouro em Cannes, e que abriram as últimas edições da Mostra. Ainda não há previsão de estreia comercial do filme em solo brasileiro.

Além de "Maria Callas", a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo trará uma seleção diversa de filmes, incluindo "Anora", de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano, e "Ainda Estou Aqui", do brasileiro Walter Salles, premiado no Festival de Veneza. Outros destaques incluem "By the Stream", de Hong Sang-soo, "Saturday Night", de Jason Reitman, e uma homenagem ao cineasta indiano Satyajit Ray, cujo legado é celebrado no cartaz oficial desta edição.

Leia mais: Rock in Rio: relembre os perrengues mais memoráveis da história do festival