"Ninguém é selvagem ou bom selvagem", diz Édouard Louis sobre sociedade mundial atual
No Roda Viva, escritor relembra que sua família não gostou da forma como a classe operária foi retratada em suas obras
21/10/2024 23h00
O Roda Viva recebe o jovem escritor Édouard Louis no Roda Viva desta segunda-feira (21), a partir das 22h.
Uma das maiores sensações da literatura francesa da atualidade, ele lançou recentemente o livro "Monique se Liberta", pela editora Todavia no Brasil, além de ter sido a estrela na Festa Literária de Paraty (Flip) de 2024.
Durante o programa, a apresentadora Vera Magalhães aborda o fato da própria família do escritor ter se sentido ofendida pela forma como foram retratados e expostos em suas obras. A jornalista pergunta se ele se arrepende da maneira como lidou com a situação.
“Não me arrependo de nada. Eu sabia que seria difícil, porque na história da literatura e na história da representação das classes populares, elas são sempre representadas de duas maneiras: [...] selvagens pela direita ou bons selvagens pela esquerda. [...] o fato é que são duas ideologias que parecem estar em conflito, mas que são cúmplices. Dois opostos que são cúmplices. Ninguém é selvagem ou bom selvagem”, explica o escritor.
Para Louis, era certo que seu texto desagradaria tanto leitores de direita, como de esquerda, já que optou por fugir dessas duas visões que permeiam o mundo.
Nesta edição, participam da bancada de entrevistadores: Gabriela Mayer, apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, a jornalista e tradutora Marina Della Valle, Pedro Pacífico, advogado e produtor de conteúdo literário, a jornalista e pesquisadora Paula Jacob, e Roberta Martinelli, apresentadora da TV Cultura e da Rádio Eldorado.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva é exibido pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play, YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS