Ina Arruda, backing vocal de Luisa Sonza e Marina Sena, estreia projeto solo
Single duplo traz a autoral 'Céu' e uma releitura moderna do clássico 'Iluminados'
01/11/2024 15h25
A cantora, compositora e instrumentista paulista Ina Arruda acaba de fazer a sua estreia solo. A artista lançou no dia 24 de outubro o single duplo 'Iluminados' e 'Céu', pela gravadora Trama.
Aos 28 anos, Ina vem conquistando seu espaço na música brasileira. Isso porque ela tem trajetória marcada por ter sido backing vocal de nomes como Luísa Sonza, Thiaguinho, Marina Sena, Rico Dalasam, Wanessa Camargo e Rael.
Os trabalhos vão desde gravações, shows e turnês até grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza.
A primeira faixa do single é uma versão renovada de 'Iluminados', clássico do repertório de Ivan Lins, atualmente em destaque na programação da rádio Novabrasil FM.
A outra música é 'Céu', composição autoral inspirada por um relacionamento que marcou um capítulo importante da vida da cantora.
Gravadas nos estúdios Trama NaCena, as faixas foram mixadas e masterizadas por Ricardo Camera e contam com as contribuições de Herbert Medeiros nos teclados, Robson Tavares no baixo, Conrado Goys na guitarra e João Marcello Bôscoli, que, além de assinar a produção, adicionou teclados, bateria e percussão.
Leia também: Monsters of Rock 2025: venda de ingressos começa nesta sexta (1°); veja valores
"A magia do som provavelmente é fruto desse estado de espírito, do olho no olho, com todos tocando juntos, conversando e interagindo. Foi assim que essas canções ganharam seus contornos definitivos”, explica Bôscoli.
O produtor ainda destaca que outro diferencial do lançamento de Ina é o da combinação entre os softwares mais atuais com instrumentos vintage, a exemplo do Fender Jazz Bass 1966, dos sintetizadores Oberheim OB12, Prophet 5 e Jupiter 6, além do órgão Hammond e do piano elétrico Rhodes.
Influenciada desde cedo pelos pais, ambos músicos de igreja, Ina começou a tocar teclado aos seis anos. Aos 13, dominava também o violão e buscava inspiração em figuras como Michael Jackson, Tina Turner, Whitney Houston, Tim Maia e Gal Costa.
Com a formação eclética, desenvolveu uma sonoridade que mescla R&B e MPB. O trabalho, além de um pop tradicional, evoca uma atmosfera retrofuturista que permeia todo o seu projeto de estreia.
Leia também: BNegão, do Planet Hemp, é o entrevistado do Provoca desta terça-feira (5)
REDES SOCIAIS