A cantora colombiana Karol G mudou a letra de uma de suas músicas após uma polêmica envolvendo acusações de uma eventual sexualização infantil.
Na letra original do single ‘+57’, em parceria com grandes nomes do reggaeton da Colômbia como J Balvin, Maluma, Ryan Castro, Ovy on the Drums, Blessd, Feid e DFZM, há um trecho que diz "una mamacita desde los fourteen" (algo como "um mulherão desde os 14 anos", traduzido para o português). A frase foi apontada por alguns como uma apologia à sexualização de crianças.
A canção chegou a ser criticada por um artigo da edição espanhola da revista ‘Rolling Stone’ e até pelo presidente do país, Gustavo Petro.
"O debate é bom. Há um confronto cultural entre a superfície e a profundidade das coisas que a juventude está vivendo em suas comunidades”, escreveu o chefe do Executivo colombiano ao republicar a matéria da revista no X.
Leia também: Ingressos para show do Oasis em São Paulo esgotam
Na última terça-feira (12), a assessora presidencial para Direitos Humanos da Colômbia, Lourdes Castro García, divulgou uma nota intitulada “Declaração sobre a responsabilidade dos músicos na proteção das nossas crianças e adolescentes”. No texto, a autoridade destaca preocupação com "expressões musicais" que ameaçam o bem-estar dos menores no país.
“A Colômbia é uma potência criativa (...), com artistas de renome mundial, que representam um modelo para milhões de meninas, meninos e jovens (...) Não queremos censura, mas sim alternativas que ajudem todos os setores da sociedade a fazerem parte da solução”, menciona o comunicado.
Nesta quarta, a canção divulgada no YouTube foi alterada de "una mamacita desde los fourteen" para "una mamacita desde los eighteen" (“um mulherão desde os 18 anos”). No Spotify, no entanto, a música segue inalterada.
Na última segunda-feira (11), por meio de suas redes sociais, Karol G se defendeu das críticas. Ela afirmou que a música "foi tirada de contexto”.
“Nenhuma das coisas ditas na letra têm a intenção que disseram, nem foram ditas nessa perspectiva (...) Mas eu escuto, assumo a responsabilidade e percebo que eu tenho muito a aprender. Estou muito abalada e peço desculpas de coração", afirmou.
Leia também: Além de “Ainda Estou Aqui”, veja outras produções de Walter Salles
REDES SOCIAIS