O TikTok divulgou que a partir das próximas semanas, usuários menores de 18 anos não poderão utilizar filtros que alterem características faciais, como o tamanho dos olhos e dos lábios, ou modifiquem o tom da pele.
A nova medida tem o objetivo de minimizar os efeitos negativos causados na autoestimas, assim como o aumento da ansiedade entre os jovens.
Leia mais: Virada Sustentável 2024: festival de sustentabilidade realiza 14ª edição em São Paulo
O anúncio foi feito durante o Fórum Europeu de Segurança da empresa, em Dublin, e publicado pela redação europeia do TikTok. A nova medida responde a um relatório da ONG Internet Matters, que apontou que filtros de beleza têm contribuído para uma visão distorcida da realidade, normalizando imagens idealizadas.
A eficácia das medidas dependerá de um controle rigoroso sobre a idade dos usuários. O TikTok esclareceu que os "filtros projetados para serem engraçados" continuarão disponíveis. No entanto, filtros como o Bold Glamour — que suaviza a pele, uniformiza o tom, adiciona cílios longos e afina o rosto — serão restritos.
Leia mais: Após mais de 30 anos, Shuhei Yoshida anuncia saída da PlayStation
O aplicativo também prevê outras mudanças para reforçar a segurança, como fornecer informações mais detalhadas sobre como os filtros podem alterar a aparência. Isso permitirá que os usuários saibam quando efeitos específicos foram aplicados ao conteúdo.
Além disso, o TikTok planeja atualizar os recursos voltados aos criadores de efeitos, promovendo maior conscientização sobre os possíveis impactos negativos e não intencionais que certos filtros podem causar.
Leia mais: Culinária, samba e poesia movimentam espaços culturais em São Paulo; saiba mais
REDES SOCIAIS