A atriz Alice Braga e a professora indigena Daiara Tukano falaram nesta sexta-feira (6) sobre o projeto “Yawara”: Uma história oculta sobre o Brasil na CCXP.
A audiosérie resgata a história de indígenas perseguidos durante a ditadura. A produção é inspirada no Relatório Figueiredo (nome do procurador responsável pelas investigações, Jader de Figueiredo Correia), que só foi reencontrado em 2012.
Em oito episódios, a atriz Alice Braga e a artista e ativista Daiara Tukano narram sobre a participação do Governo brasileiro no apagamento de populações indígenas. Os episódios em áudio estão disponíveis na plataforma "Audible".
“O objetivo foi descobrir um pouco mais sobre o desconhecido, descobrir mais sobre a nossa história. É um projeto muito pessoal”, explicou Alice Braga.
Durante coletiva de imprensa, as duas afirmaram que o projeto foi criado com o desejo de que a população conhecesse o conteúdo presente no relatório, uma vez que ele ficou durante anos escondido.
Para a professora, o “Yawara” tem a possibilidade de aproximar mais pessoas com a história dos povos indígenas.
“Memória é sentimento, e a arte tem a capacidade de conectar, conectar através do sentimento, da empatia, da solidariedade e de uma identificação”, afirmou Yawara.
REDES SOCIAIS