Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação TV Cultura
Divulgação TV Cultura

Em celebração aos 150 anos do Choro no Brasil, a TV Cultura exibe no dia 22 de dezembro (domingo), às 23h30, o documentário inédito Brasil Toca Choro, baseado na série homônima da emissora, que traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira. O filme conta com a participação de virtuosos e criativos intérpretes do gênero, de diferentes gerações e estilos, que trazem versões autênticas.

Com uma hora de duração, o programa teve idealização e concepção de Marquinhos Mendonça e supervisão de conteúdo de Mauricio Valim, e traça um panorama histórico do Choro ao celebrar grandes nomes do gênero desde a sua gênese até a atualidade: de Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga a Altamiro Carrilho; de Ernesto Nazaré a Villa-Lobos; de Jacob do Bandolim a Hamilton de Holanda; de Valdir Azevedo a Armandinho.

Leia mais: “Ainda Estou Aqui” entra na lista de 15 pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional

Nelson Ayres, Proveta, Toninho Carrasqueira, Izaías Bueno de Almeida, Hamilton de Holanda e Armandinho são algumas das personalidades que dão depoimentos ao documentário, que também é permeado por mais de 40 músicas. Entre elas, Flor Amorosa, de Joaquim Callado; Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga; Oito Batutas, de Pinxinguinha; Conversa de Botequim, de Noel Rosa; Brasileirinho, de Waldir Azevedo; 13 de dezembro, de Luiz Gonzaga; Chega de Saudade, de Tom Jobim; Sarau para Radamés, de Paulinho da Viola; João e Maria, de Sivuca e Armandinho; Chorinho para Ele, de Hermeto Pascoal; e Capricho de Pixinguinha, de Hamilton de Holanda e outras.