Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A peça 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' irá ganhar uma montagem inédita no Brasil em 2025. Realizada em São Paulo, a versão teatral será a primeira na América Latina. 

Produzido pela recém-criada VME, idealizada por Vinícius Munhoz, a produção está em busca de atores para dar vida aos protagonistas. As inscrições para as audições acontecem até o dia 28 de dezembro e podem ser feitas pelo site oficial.



“Trazer Harry Potter e a Criança Amaldiçoada para o Brasil é um marco não apenas para o teatro, mas para o entretenimento como um todo no país. O Brasil é o terceiro maior mercado global da franquia, e os fãs daqui construíram uma conexão única com esse universo mágico que transcende gerações”, explica Vinícius Munhoz

Com mais de 11 milhões de ingressos vendidos globalmente, o espetáculo conquistou prêmios como nove Laurence Olivier Awards e seis Tony Awards, incluindo o de Melhor Peça.

Escrita por Jack Thorne, a peça é uma extensão da franquia de livros e filmes. Na sinopse, Albus, o teimoso filho de Harry Potter, faz amizade com o filho de seu maior rival, Draco Malfoy. A partir daí, há uma jornada que inclui uma corrida através do tempo, bem como efeitos de ilusionismo e uma batalha no palco.

Divulgação



Harry Potter no Brasil 

De acordo com os organizadores, entre janeiro e outubro de 2024, os vídeos relacionados à franquia alcançaram 1,7 bilhão de visualizações no Brasil. No mesmo período, foram registradas 1,4 milhão de menções públicas on-line em português.

A reexibição dos filmes no Brasil arrecadou R$ 9,2 milhões em bilheteria. O impacto cultural da saga é tão marcante que, no Brasil, há 92 pessoas registradas com o nome Hermione, segundo levantamento de 2018 do IBGE.

O jogo 'Hogwarts Legacy' foi o mais buscado no país em 2023 e o livro 'Cursed Child' vendeu 1,5 milhão de cópias por aqui, com 10,9 mil avaliações na Amazon.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência que vá além do palco, conectando o público com a magia que conhecia antes das telas do cinema, dos jogos e dos livros”, acrescenta Vinícius.

Leia também: ‘Wicked’: musical volta a São Paulo para temporada inédita



Espetáculo pelo mundo

Divulgação

'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada', primeira história de Harry Potter a ser apresentada nos palcos e a oitava história da saga, teve sua estreia mundial em 2016, em Londres, e rapidamente se tornou um fenômeno global.

Desde então, produções foram criadas em diversas partes do mundo e atualmente estão em cartaz em Londres, Nova York, Hamburgo, Tóquio e uma turnê norte-americana lançada em 2024 que está em Chicago.

O impacto histórico inclui recordes no Guinness World Records, como a maior bilheteria semanal de todos os tempos para uma peça na Broadway e o maior sucesso de uma peça no Laurence Olivier Awards, vencendo 9 das 11 categorias.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é produzida mundialmente por Sonia Friedman Productions, Colin Callender e Harry Potter Theatrical Productions. Na América Latina, será produzida exclusivamente pela VME, com o intuito de impulsionar o turismo na cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse o site oficial da produção no Brasil. 

Leia também: Prêmio DID reconhece melhores do teatro musical em cerimônia na capital paulista