Entretenimento

Rubens Paiva diz que tratamento policial seria diferente se sua família fosse negra: “Seria como foi com a Marielle"

No Roda Viva, o autor de 'Ainda Estou Aqui' torce para que o filme incentive personagens que possam contar a visão do Brasil periférico durante o período da ditadura militar


23/12/2024 23h10

O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira (23) semana do Natal, Marcelo Rubens Paiva, escritor e autor de Ainda Estou Aqui, livro que deu origem ao filme de Walter Salles Júnior.

Durante o programa, o jornalista e escritor, Tom Farias, pergunta ao escritor se ele acredita que o tratamento policial durante a invasão domiciliar seria diferente caso a família de Rubens Paiva fosse negra ou de classe média-baixa.

“Entraria arrombando, matando e torturando, como foi com a Marielle Franco. Eu não tenho a menor dúvida. Tomara que esse filme incentive outros personagens que possam falar do Brasil periférico, porque a gente não consegue abordar neste filme (Ainda Estou Aqui) por não ser a nossa história. A nossa história era sobre a família burguesa”, conta Rubens Paiva.

A bancada de entrevistadores é formada por Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora; Leonardo Cruz, editor-executivo no Jornal O Estado de S. Paulo; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S. Paulo e do Canal Meio; Eduardo Graça, repórter especial de O Globo e Tom Farias, jornalista e escritor. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar, a partir das 22h, na Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, Tik Tok e Facebook.

Assista ao programa completo:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro anuncia R$ 100 milhões para reconstrução de ponte que caiu entre Tocantins e Maranhão

Preta Gil está acordada e conversando em UTI após cirurgia, diz boletim médico; procedimento durou 21 horas

Acidente em MG: motorista de caminhão se entrega à polícia

"Cultura Livre" comemora 15 anos e traz especial de fim de ano com Céu

Festival de cinema internacional em Portugal premia 24 filmes brasileiros