Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @oficialfernandatorres
Reprodução | Instagram @oficialfernandatorres

Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23), 26 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro. Ela concorre na mesma categoria que a mãe pela atuação “Ainda Estou Aqui”.

Mãe e filha se tornam as únicas brasileiras a serem nomeadas ao Oscar de “Melhor Atriz” na história da premiação.

Leia mais: Fernanda Montenegro comemora indicações de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar: “Feliz e realizada”

Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada pela atuação em “Central de Brasil”, também do diretor Walter Salles. No entanto, Gwyneth Paltrow, pelo papel em Shakespeare Apaixonado, saiu vencedora na categoria.

Neste ano, Torres concorre ao prêmio com Cynthia Erivo, de “Wicked”, Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, Mikey Madison, de “Anora”, e Demi Moore, de “A Substância”.

Além da indicação de Fernanda , "Ainda Estou Aqui" concorre aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. O filme dirigido por Walter Salles

“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva e acompanha a trajetória de Eunice (vivida por Fernanda Torres), figura importante na defesa dos direitos humanos no Brasil após o assassinato de seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. A história se passa na década de 1970, em meio à ditadura militar brasileira.

O longa se tornou destaque internacional após ser indicado na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro” no Globo de Ouro. Na mesma premiação, a protagonista Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, conquistou o prêmio de “Melhor Atriz em Filme de Drama”.

Ela se tornou a primeira brasileira a conquistar o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro. A brasileira concorria ao prêmio com Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O Quarto ao Lado") e Pamela Anderson ("The Last Showgirl").

Além disso, o longa foi premiado em festivais como o de Veneza, onde conquistou o prêmio de 'Melhor Roteiro', e no Green Drop Award, com destaque no Vancouver International Film Festival e Miami Film Festival GEMS, entre outros.

Leia também: "Uma coisa inimaginável", diz Fernanda Torres sobre indicação ao Oscar