Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

Uma pesquisa realizada pela Nielsen BookData, a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL), aponta que, apesar do crescimento e da popularidade dos e-books nos últimos anos, grande parte dos brasileiros ainda prefere os livros de papel.

A segunda edição do 'Panorama do Consumo de Livros', divulgada nesta quinta-feira (06), revela que 49% dos brasileiros prefeririam comprar livros em lojas físicas, caso os preços fossem equivalentes, enquanto 44% optariam por lojas online.

Leia mais: Christina Aguilera realiza 1º show no Brasil nesta quinta (6); veja tudo o que você precisa saber

Entre as principais razões para a compra de um livro estão o crescimento pessoal e o lazer. No comparativo com outras atividades culturais, o livro foi a segunda categoria mais consumida (16%), atrás apenas do cinema (19%). A compra de ingressos para shows ocupou a terceira posição (11%).

“Chegamos à 2ª edição da pesquisa Panorama do Consumo de Livros, desenvolvida para traçar o perfil e os hábitos dos compradores de livros no Brasil. Este levantamento nos permite acompanhar padrões de consumo, preferências e comportamentos dos brasileiros, evidenciando a necessidade de ações efetivas para o fomento à leitura”, afirma Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Leia mais: “Semana do Cinema 2025”: confira filmes para assistir na promoção

No que diz respeito aos hábitos de compra, 55% dos consumidores revelaram preferir adquirir livros online, atraídos pelas ofertas e pela conveniência. Por outro lado, 39% optam pela compra presencial, valorizando a experiência de manusear o livro, a disponibilidade imediata e a maior variedade de títulos.

Cerca de 56% dos consumidores compraram exclusivamente livros impressos nos últimos 12 meses, enquanto 14% adquiriram apenas livros digitais. Outros 30% compraram tanto impressos quanto digitais. Além disso, cerca de 42% dos consumidores adquiriram entre três e cinco livros no último ano, e 11,5% compraram mais de dez obras.