Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura exibe nesta quinta-feira (19) o documentário "Carbon Free", apresentado por Matthew Shirts, jornalista especializado em mudanças climáticas. A produção vai ao ar às 22h, debatendo a principal urgência do século XXI: as transformações climatológicas.

Inédito na TV aberta, o longa-metragem, produzido em 2022, busca conectar e engajar os jovens nas questões climáticas, bem como compreender qual o poder efetivo dessa parcela da população nas alterações sociais que precisam ser feitas. A apresenta ainda soluções ainda viáveis para a reversão do cenário atual.

Leia também: TV Cultura leva animes de volta à TV aberta com estreia do programa Antimatéria

Para isso, Shirts conversa com diversos especialistas protagonistas no tema abordado e conscientiza o público do papel e da posição de relevância do Brasil nesse contexto, desde as pequenas às grandes ações, de forma descontraída e carismática.

Amanda Costa, 27, internacionalista e ativista climática, antirracista e ecofeminista brasileira, é uma das vozes que o jornalista coloca em destaque para ilustrar o protagonismo jovem que visa incentivar. Ela conta que em sua primeira experiência na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP), em 2023, sentiu a falta de representatividade que Matthews tenta reverter: "Eu não me via representada, não via gente preta, não via gente da periferia, não via gente jovem."

Além dela, nomes como Paulo Artaxo, Tzeporah Berman, Natallie Unterstell, Tasso Azevedo, Beatrice Padovani e Janaina Dailan também fazem parte do documentário.

Leia também: Após presenciar agressões contra a mãe, jovem cria app para ajudar vítimas de violência doméstica