“A literatura para criança é a oração da infância", afirma o escritor Ilan Brenman
No Entrelinhas, o apresentador Manuel da Costa Pinto questiona o autor sobre o contexto da adultização
11/10/2025 15h37
O escritor Ilan Brenman, um dos mais importantes autores para o público infantil, publicou recentemente um artigo intitulado como “A urgente reinvenção da infância”. No Entrelinhas, o apresentador Manuel da Costa Pinto questiona o autor sobre o contexto da adultização.
“Quando falamos de adultização da infância, parece que é um tema que surgiu agora. Claro, que bom que está sendo debatido, mas é um tema muito antigo, que acontece há 500 anos. A criança sempre existiu, mas a infância não. A palavra Infância vem do latim e significa “aquele que não fala”. [...] a adultização da infância era algo do passado e conseguimos superar isso. Agora, novamente, a cultura está fazendo essa mistura”, afirma.
Leia também: Câmara Municipal de SP enviará vereadores para participar da COP 30
Dan Stulbach fala sobre "O Mercador de Veneza”, que mergulha no preconceito e intolerância
Finalista do Prêmio Jabuti, o livro “Kusk”, traz elementos do imaginário brasileiro e narra a história de um menino que nasceu "em pedaços" e vai se reconstruindo ao longo da vida através de encontros positivos, mas também se desfaz sempre que enfrenta momentos difíceis, como gritos ou choros.
Ilan defende a importância da literatura na formação das crianças. Segundo ele, durante a criação de um livro, todos os elementos são minimamente pensados.
“A literatura para criança é a oração da infância. As histórias são a oração e o templo é o livro. Quando eu faço um livro, eu penso como obra de arte. [...] para mim, não tem haver com a relação pedagógica. Porém, se as escolas quiserem utilizar de forma pedagógica, tudo bem”, explica o autor.
Sobre o programa
Com apresentação de Manuel da Costa Pinto, o Entrelinhas aborda o universo dos livros, da literatura e as diversas formas de leitura no mundo contemporâneo. Vai ao ar na sexta-feira, às 20h, com reapresentação de segunda para terça, às 00h15.
REDES SOCIAIS