Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Em mais uma entrevista do especial Os Campeões de Audiência, que comemora os 70 anos da TV brasileira, o ator e apresentador Rodrigo Faro fala sobre sua carreira, influências e o futuro da televisão.

Atualmente no comando do semanal Hora do Faro, na TV Record, ele reflete sobre o papel dos programas de auditório na TV aberta e a força que atrações comandadas por figuras como Hebe, Silvio Santos, Fausto Silva e Augusto Liberato têm no país: "Acho que o programa de auditório ao longo dos anos sempre exerceu esse fascínio junto ao telespectador. A plateia, a reação imediata das pessoas gritando, aplaudindo, a diversão, as histórias emocionantes. Acho que os programas datam a história da televisão. Se você quer saber o que está acontecendo no país, às vezes você acaba vendo essa história sendo escrita também nos programas de auditório ao longo dos anos."

Sobre a crise de Covid-19, que afastou as plateias dos estúdios, ele continua: "O impacto da pandemia sobre a televisão foi gigantesco. [...] Está sendo difícil apresentar um programa sem plateia, sem a temperatura, aquela reação imediata que você tem, da risada, do grito, do aplauso. Parece que falta alguma coisa". 

"Eu vejo a televisão com seu espaço garantido, apesar de internet, das mídias, de canais a cabo, séries e a TV on demand", afirma, sobre o futuro da TV em um contexto com diferentes ofertas de mídia não convencional em várias plataformas.

"Vejo a TV caminhando para uma coisa cada vez mais multiplataforma, atualizada, ao vivo. Nós, da televisão, agora estamos concorrendo com outras telas. Ninguém assiste mais só à televisão e ponto final. [...] Mas acredito que a força da televisão ainda vai durar por muitas e muitas décadas", completa.

Assista à entrevista completa de Rodrigo Faro em Os Campeões de Audiência: