Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Com lesão na coxa esquerda, Neymar é o grande desfalque da Seleção Brasileira na partida desta sexta-feira (13), contra a Venezuela, pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022. Peça fundamental no plantel do técnico Tite, o camisa 10 faz bastante falta quando não está à disposição. Fato este que se comprova se analisadas as estatísticas do Brasil com e sem o craque do Paris Saint-Germain-FRA em campo.

Em toda a sua carreira, Neymar já disputou 103 partidas pela equipe principal da Amarelinha, desde a estreia em 2010. São 72 vitórias, 21 empates e apenas 10 derrotas para a Seleção com o seu principal jogador em campo, resultando em um aproveitamento de 76,6%. 

Sem o camisa 10, porém, os números são inferiores. Foram 35 jogos sem o astro desde que este fez seu primeiro jogo: 22 vitórias, seis empates, sete derrotas e, portanto, 68,5% de aproveitamento. A ressalva fica por conta do aproveitamento de Tite, que, mesmo não contando com o jogador, ainda assim possui um aproveitamento de 76,5%, com 12 vitórias, três empates e duas derrotas, incluindo o título da Copa América 2019. 

Sem Neymar, principal artilheiro do Brasil, a responsabilidade de balançar a rede acaba recaindo sobre as costas de outros jogadores de destaque da Seleção Brasileira. Até o momento, os atletas que mais fizeram gols na ausência do companheiro são: Phillipe Coutinho, com nove gols; Gabriel Jesus, com oito; e Roberto Firmino, com cinco. 

Tentando manter os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, o Brasil encara a Venezuela a partir das 21h30 (de Brasília) desta sexta, no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). A expectativa era de que Neymar pudesse ao menos reforçar a equipe contra o Uruguai, na próxima terça-feira (17), em Montevidéu (URU). Na noite desta quinta-feira, porém, foi confirmada a ausência do camisa 10 também na quarta rodada.