Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

"Fecha o preto aí!". Esta teria sido uma das falas de cunho racista dirigidas por um técnico adversário ao garoto Luiz Eduardo, de apenas 11 anos, durante uma partida de futebol amador do torneio Caldas Cup, realizado em Caldas Novas (GO). O jovem de Minas Gerais não conteve as lágrimas em vídeo gravado após o jogo entre sua equipe, a Uberlândia Academy, contra o Instituo S.E.T.

"O cara falava assim 'Fecha o preto aí, ó!' Aí eu aguardei para falar no final com os pais. Falou um 'tantão' de vezes", afirmou o Luiz Eduardo, em relato publicado pela escolinha de futebol mineira nas redes sociais.

A Uberlândia Academy postou, junto com o registro, uma nota de repúdio ao episódio de racismo com Luiz Eduardo, afirmando que a Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência foi feito ainda nesta quinta-feira (17). "De antemão, manifestamos que iremos até às últimas instâncias em defesa de nosso aluno e contra mais um ato deplorável que mancha a imagem do futebol", escreveu a escolinha.

Lázaro Caiana de Oliveira, o técnico acusado, nega qualquer ofensa ao garoto e afirma, inclusive, ter sido alvo de injúria racial por parte do presidente do time mineiro, Adriano dos Santos. "Me ameaçou de morte e me chamou de 'preto safado'. Na delegacia foi tudo resolvido de forma pacífica. E eles postaram esse vídeo pra denegrir minha imagem e do meu clube! Ninguém da arbitragem ouviu, nem das equipes, e nem da organização".

Tanto a Caldas Cup, quando o Instituo S.E.T. postaram notas de repúdio e se pronunciaram quanto ao ocorrido. O torneio prosseguiu nesta sexta-feira (18) e Luiz Eduardo foi homenageado por colegas e adversários, conforme registrado no vídeo postado pelo pai do garoto, Leones Santiago, também nas redes sociais.