Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O tempo passa, mas os casos de racismo persistem em aparecer dentro dos campos de futebol. E o espanto é ainda maior quando a vítima é uma criança de apenas 11 anos de idade. Não à toa, o episódio envolvendo o mineiro Luiz Eduardo Bertoldo Santiago ganhou tamanha repercussão nas redes sociais, após vídeo do garoto, chorando ao fim de uma partida em torneio de Caldas Novas (GO), viralizar na última sexta-feira (18).

Neste sábado (19), Leones Santiago, pai de Luiz Eduardo, concedeu entrevista exclusiva ao site da Cultura, detalhando os sentimentos da família, que também conta com a mãe Vanessa e a caçula Ana Cecília, de quatro anos, após o triste incidente da última quinta-feira. O garoto foi alvo de injúrias raciais proferidas por um técnico adversário de sua equipe, a Uberlândia Academy, e a reação do menino é motivo de orgulho para o pai.

 "Achei muito bom que ele não tenha sofrido calado. Ele aguentou o jogo inteiro o treinador do outro time falando palavras e ofensas racistas, para no final ele compartilhar isso com o treinador dele. Não sei se outra criança teria conseguido segurar até o final", apontou, sem conter a emoção ao lembrar do vídeo. "Foi muito triste para mim ter que ver assistir e engolir em seco, sabendo que a pessoa que ofendeu meu filho está por aí", completou.

A história de Luiz Eduardo no futebol se deve muito ao incentivo do pai, que vê no garoto uma chance de realizar um sonho antigo. Mesmo com barreiras enfrentadas desde cedo, Leones tem a convicção de que sua cria está no caminho certo.

"Sempre joguei, sempre tive o sonho de ser jogador profissional, mas nunca deu certo. Desde os seis anos de idade coloquei ele para treinar. Semana passada, foi eleito melhor jogador sub-11 do ano na Uberlândia Academy. Pra você ver como são as coisas. Em uma semana você é o artilheiro, na outra sofre preconceito racial, e hoje estamos aqui...", disse. "Tento passar a maior tranquilidade possível. Falo, 'meu filho, quando entrar em campo, esvazia a mente, esquece tudo e foca ali dentro", completou Leones, que afirma nunca ter sofrido racismo no futebol.

Apesar da pouca idade, as conversas sobre racismo existiram desde cedo entre Luiz Eduardo e o pai. Em episódio recente, Leones lembrou do diálogo que teve com o garoto após o adiamento do jogo entre Paris Saint-Germain-FRA e Istambul Basaksehir-TUR, na semana passada, em detrimento da conduta racista do quarto árbitro da partida perante o ex-jogador camaronês Pierre Webó, hoje membro da comissão técnica do time turco.

"Sempre conversamos sobre o racismo. Inclusive, semanas atrás teve o caso de racismo no jogo do PSG e eu falei para ele: 'Tá vendo como é? Não podemos ficar calados, temos sempre que correr atrás dos nossos direitos. Não é porque somos negros que somos piores que os outros'. Eu até estava comentando com a minha esposa. Quando a gente vê pela televisão, é uma proporção, mas quando acontece com alguém próximo da gente, como aconteceu com meu filho, é totalmente diferente. Parece que muda o sentido", contou.

O caso de Luiz Eduardo, sem dúvidas, é mais um que merece total atenção do futebol brasileiro. Já na sexta-feira, o garoto recebeu mensagens especiais de estrelas como Neymar e Gabriel Jesus, além de um convite do Santos para testes nos Meninos da Vila em 2021. Ainda se acostumando com a as proporções que o episódio tomou, Leones ressalta a importância dos simbólicos, porém carinhosos gestos de solidariedade prestados ao filho. 

"Pra gente é tudo novo, né? Nunca imaginei que fosse passar por uma situação tão delicada. O empresário do Neymar entrou em contato comigo, falou que ele tinha gravado uma mensagem e perguntou se podia mandar. Eu nem tinha comentado com meu filho, aí depois que eu vi o vídeo, me emocionei, chorei e mostrei para ele. Aí já chamou os amiguinhos, mostrou pra eles e começaram a aplaudir. Foi muito emocionante", relembrou.

Presidente da Uberlândia Academy, Adriano dos Santos registrou boletim de ocorrência em delegacia da Polícia Militar ainda na quinta-feira. Em vídeo, Lázaro Caiana de Oliveira, técnico do Instituto S.E.T., nega qualquer ofensa a Luiz Eduardo. Ambas as instituições, incluindo o torneio Caldas Cup, publicaram notas de repúdio após o incidente, reforçando a importância do combate ao racismo no futebol. 

Confira algumas das homenagens prestadas ao garoto Luiz Eduardo após o incidente: