Esporte

Comitê Olímpico dos EUA contesta participação de ex-nadador na invasão do Capitólio

Em nota, CEO Sarah Hirshland se posicionou contra a tomada do congresso norte-americano por apoiadores de Donald Trump, incluindo o ex-atleta olímpico Klete Keller


13/01/2021 19h40

Em nota oficial publicada nesta quarta-feira (13), o USOPC (Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos) repudiou o ex-nadador norte-americano Klete Keller pela participação na invasão do congresso dos EUA na semana passada, em Washington DC. A CEO Sarah Hirshland classificou as cenas vistas no Capitólio como "atos horríveis".

"Como muitos de vocês sabem, há relatos de um ex-atleta olímpico envolvido nos atos horríveis no prédio do Capitólio dos EUA na semana passada. Enquanto esperamos que a aplicação da lei confirme a identidade do indivíduo e determine as ações necessárias e, em seguida, avalie quaisquer ações apropriadas de nossa parte, quero compartilhar as seguintes ideias com nossa comunidade olímpica e paralímpica", escreveu. 

Leia também: Em meio a estado de emergência, oposição às Olimpíadas aumenta no Japão

Keller se aposentou após os Jogos Olímpicos Pequim 2008, ainda aos 26 anos, tendo participado também das edições de Sydney, em 2000, e Atenas, em 2004. Ao todo, em Olimpíadas ele somou dois ouros, uma prata e um bronze. Sem máscara, ele foi identificado em alguns registros que circularam nas redes sociais, usando inclusive um casaco da seleção norte-americana de natação.

"Cente as ações dos manifestantes no Capitólio dos Estados Unidos. Eles não representam os valores dos Estados Unidos da América ou da equipe dos EUA", prosseguiu a CEO Sarah Hirshland. "Os atletas da equipe dos EUA são considerados de alto padrão, pois representam nosso país no campo de jogo e fora dele. Em Washington, esse padrão claramente não foi cumprido. Os envolvidos atacaram o próprio tecido da democracia que todos orgulhosamente representamos e, por sua vez, também decepcionaram nossa comunidade", completou.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido