Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O título da Supercopa do Brasil só foi decidido nos pênaltis, mas o Flamengo se sagrou campeão na primeira final do futebol brasileiro de 2021. Depois de um jogo e pênaltis muito disputados, o troféu foi para o estado do Rio de Janeiro. É a segunda conquista seguida dos cariocas do torneio.

O jogo começou intenso. Logo aos três minutos, após um chutão de Diego Alves, Felipe Melo tocou de cabeça para Raphael Veiga, que deu um belo drible em Arão e tocou com categoria para o fundo do gol.


O Flamengo reagiu ao gol e partiu pra cima do Palmeiras em busca do empate. Com calma e muito toque de bola para buscar os espaços, o empate veio aos 22 minutos. Filipe Luis fez bela jogada individual, driblou Gustavo Gomez e chutou na trave. No rebote, Gabriel Barbosa só precisou empurrar para o fundo da rede.

Mesmo com a alta temperatura, o jogo continuou intenso. O Palmeiras não recuou e buscou a vantagem no placar novamente. Em um rápido contra ataque, Bruno Lopes saiu na cara do gol, driblou o goleiro, mas na hora de marcar, viu Diego salvar em cima da linha.

A polêmica do primeiro tempo aconteceu aos 40 minutos, quando o árbitro marcou pênalti para o Palmeiras. Mas após revisão do VAR, Vuaden voltou atrás e marcou falta fora da área. Na cobrança, Veiga obrigou o goleiro flamenguista a fazer grande defesa.

Quando parecia que o jogo ia para o intervalo empatado, De Arrascaeta fez bela joga individual e chutou no contrapé de Weverton. A virada carioca ainda na primeira etapa.

O segundo tempo prometia ser mais lento por conta do calor em Brasília. Mas não foi isso que se viu. Os meninos da base do Palmeiras entraram em campo e deu mais intensidade do time. Wesley e Gustavo Gomez obrigaram Diego Alvez a fazer boas defesas.

Mas o empate veio em um descuido de Rodrigo Caio, que puxou a Rony dentro da área e cometeu pênalti. Veiga foi para cobrança e empatou a partida novamente.

A conta começou cobrar aos 35 minutos. Gerson e Bruno Henrique, do Flamengo, e Rony, do Palmeiras, pediram para serem substituídos por cansaço. O ritmo do jogo caiu e os ataques ficaram menos intensos.

Leia também: Fórmula E: Vandoorne compensa sábado e vence a segunda corrida do e-Prix de Roma

Mas isso não impediu que houvesse polêmica no segundo tempo. Os jogadores do Flamengo pediram gol em um chute de Gabriel Barbosa. Mas o VAR viu que Weverton salvou a bola em cima da linha. O jogo acabou empatado e a disputa foi para os pênaltis.

Os pênaltis foram cheio de erros. Weverton pegou duas penalidades e Diego Alves defendeu três cobranças. Depois de nove cobranças, Rodrigo Caio fechou a disputa e levou o troféu para casa.

Depois da final, o Flamengo volta as atenções para o campeonato carioca, onde ele lidera a competição com bastante folga. Já o Palmeiras se prepara para mais uma final na próxima quarta, que recebe o Defensa y Justicia para o jogo de volta da Recopa.