Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Na manhã desta segunda-feira (31), a Conmebol anunciou que a edição de 2021 da Copa América será realizada no Brasil. A mudança na sede acontece depois da Argentina alegar não ter condições de receber a competição devida a pandemia da Covid-19.

Com a mudança na sede da competição, a Conmebol toma uma decisão historicamente rara e isso trás uma série de curiosidades em torno do torneio.

Repetição da Sede

Essa será a primeira vez, desde 1924, que a Conmebol repete uma sede de Copa América. Em 2019, o Brasil recebeu a competição e sediará na edição seguinte.

Na época, o Uruguai recebeu a competição duas vezes seguidas. Nas primeiras edições da competição, o torneio acontecia todo ano. Vale lembrar que neste período, a Copa do Mundo ainda não existia. A seleção anfitriã venceu os dois torneios.

Brasil como sede

A Copa América de 2021 será a 47ª edição da competição. Será a sexta vez que o país recebe o torneio. Além das edições de 2019 e 2021, o país recebeu a competição também em 1919, 1922, 1949 e 1989.

Seleção sabe usar o fator casa

Com a mudança de sede, a seleção brasileira se torna ainda mais favorita para vencer a competição. Em todas as cinco vezes que o Brasil recebeu a competição, a equipe venceu o torneio nas cinco vezes.

- 1919: venceu o Uruguai por 1 a 0 na final;

- 1922: venceu o Paraguai por 3 a 0 na final;

- 1949: venceu o Paraguai por 7 a 0 na final;

- 1989: venceu o torneio após disputa do quadrangular final;

- 2019: venceu o Peru por 3 a 1 na final.

Busca pelo bicampeonato

Pela terceira vez na história, a seleção brasileira busca o bicampeonato do torneio. O Brasil venceu a competição duas vezes seguidas em outras duas oportunidades. O Brasil venceu em 1997 e 1999 a competição e também em 2004 e 2007.

Competição sem público

Devido a Covid-19, a competição não deverá ter público. Essa será a primeira vez desde 1916, ano da primeira edição, que o torneio não terá torcedores nos estádios. Isso que sempre foi um dos grandes símbolos da Copa América.

Mas, a Conmebol não pretende estádios vazios durante toda competição. A entidade tem esperança de que haja liberação para público ao menos na final, mesmo que seja só para convidados, como aconteceu na final da Libertadores de 2020.

Possíveis cidades sedes

Como o Campeonato Brasileiro não vai parar durante a realização do torneio, a Conmebol deve escolher estádios que não sejam usados por clubes da série A. Brasília está confirmado, e se avalia também campos no Nordeste como a Arena das Dunas, em Natal.

Tabela da competição

As dez seleções sul-americanas estão divididas em dois grupos. No A estão Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai e no B, Brasil, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela.

Com a mudança da sede, alguns jogos devem mudar de data. O principal deles é a estreia da seleção brasileira, que deverá ser o primeiro jogo do torneio no dia 13 de junho.