Em manifesto, jogadores da seleção se dizem insatisfeitos com a organização da Copa América
Após um possível boicote ao torneio, jogadores divulgam manifesto externando insatisfação com a competição
09/06/2021 00h39
Após a vitória por 2 a 0 contra o Paraguai, os jogadores da seleção brasileira divulgaram um manifesto sobre a organização da Copa América no país. Em texto, eles afirmam estar insatisfeitos com o torneio e com a forma como o Conmebol lidou com a escolha da sede.
“Somos um grupo coeso, porém com ideia distintas. Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil. Todos os fatos recentes nos levam a acreditar em um processo inadequado em sua realização”.
Além de externar a opinião, os jogadores falaram que não se manifestaram antes por não “quiseram tornar a discussão política”. Mesmo sendo contra a competição, os atletas alegaram que são trabalhadores e profissionais, e vão jogar o torneio.
O manifesto engloba todos os jogadores do elenco, tanto aqueles que jogam na Europa, quanto os que atuam no Brasil. Na última semana, havia a especulação de que apenas atletas que atuam no exterior seriam contra o torneio.
Leia também: São Paulo faz 9 a 1 no 4 de Julho e iguala 4ª maior goleada da história da Copa do Brasil
A insatisfação com o torneio ficou explicita na coletiva de imprensa do técnico Tite na última quinta-feira (3), quando afirmou que os jogadores não estavam contentes com a forma de escolher o Brasil como sede. Havia a especulação de eles se recusariam a entrar em campo na competição, mas isso foi descartado na última segunda (7).
A Copa América está marcada para começar no próximo domingo, dia 13, com a partida entre Brasil e Venezuela no estádio Mané Garrincha. Porém, o STF julga uma ação que pede o cancelamento do torneio na próxima quinta (10).
Leia o manifesto completo dos jogadores da seleção brasileira:
REDES SOCIAIS