Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Flamengo
Flickr/Flamengo

Dezenove clubes da Série A assinaram um documento nesta terça-feira (15) concondando em fundar uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Atualmente, cabe a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estruturar o torneio.

O documento foi entregue para a direção da CBF numa reunião realizada nesta tarde, na sede da entidade. A ideia é organizar o campeonato já em 2022.

Leia também: Galvão Bueno posta vídeo de desafio de futebol com o neto: “Haja Coração”

O único time da primeira divisão a não assinar o documento foi o Sport Recife, pois o clube está sem presidente neste momento. Milton Bivar renunciou ao cargo e uma eleição deverá ser marcada.

Além de representantes dos clubes, a reunião também contou com presidente interino Antonio Carlos Nunes, vice-presidentes e diretores da entidade.

O que é necessário para criar a Liga?

Para a criação de uma liga, segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa. Porém, só participam desta Assembleia apenas as 27 federações estaduais de futebol. 

Os clubes só participam da Assembleia Geral Eleitoral, que só se reúne para escolher o presidente e os vices. E mesmo assim, os clubes tem peso menor nos votos do que as federações.

Para uma Liga ser criada, é necessário uma aprovação das federações na Assembleia Geral Administrativa. Porém, essas instituições já demonstraram não ter interesse nesse assunto. Então, não será uma proposta facilmente aprovada.