Esporte

“Revisitar a história do Barbosa é revisitar a história do Brasil”, diz especialista

Coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro comenta a importância da nova exposição do Museu do Futebol "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" para debate sobre racismo


18/06/2021 14h05

A partir do próximo sábado (19), a nova exposição do Museu do Futebol "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" estará aberta ao público. A mostra homenageia o goleiro Moacyr Barbosa (1921-2000) e o leva ao centro do debate sobre racismo no Brasil.

A trajetória de Barbosa foi longa e marcada por sucessos nos times em que atuou, mas a memória sobre sua carreira é ainda conectada à derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950 e os ataques sofridos por isso. Em 2021, ano em que completaria 100 anos, ele tem sua trajetória contada sob outra perspectiva na exposição.

Leia também: Palmeiras afasta Lucas Lima, após jogador ser flagrado em festa clandestina nesta sexta (18)Confira as transmissões esportivas da TV Cultura neste final de semana

Diana Mendes, coordenadora do Centro de Referência do Futebol, comentou a importância da exposição: "Revisitar a história do Barbosa é revisitar a história do Brasil e do futebol”. Segundo ela, a recontar a trajetória do goleiro é também encontrar as matrizes africanas da história do país.

Para mais informações sobre a exposição e para a compra de ingressos, acesse o site do Museu do Futebol.

Veja a reportagem completa:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido