Esporte

Governo do Irã autoriza retorno das mulheres em estádios de futebol após dois anos

Após pressão da Fifa, iranianas têm autorização para assistir Irã e Coréia do Sul no próximo dia 12


04/10/2021 14h31

Decisão importante no mundo do futebol. Após dois anos de proibição, o governo do Irã autorizou a presença de mulheres no estádio de Teerã para assistir a partida da seleção masculina contra a Coreia do Sul no próximo dia 12 de outubro. O jogo é válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

“A presença das mulheres foi autorizada para a partida entre as seleções nacionais de futebol do Irã e da Coreia do Sul”, informou o Clube de Jovens Jornalistas, agência de notícias ligada à televisão estatal do país.

A última vez que as mulheres puderam comparecer a uma partida de futebol foi em outubro de 2019, quando o Irã enfrentou o Camboja, também em uma partida das Eliminatórias. Desde então, elas não tiveram mais autorização para ir a eventos esportivos.

Essa postura do governo prevalece desde a Revolução Islâmica de 1979, quando as iranianas foram privadas de acompanhar esportes in loco com a justificativa de “protegê-las dos modos pouco educados" dos homens.

Leia também: Brasil vence República Tcheca e fica em sétimo no Mundial Sub-21 de vôlei

A Fifa cobra o Irã há anos para que as mulheres voltassem aos estádios. A pressão ficou ainda maior após a Copa do Mundo de 2018, quando as iranianas assistiram aos jogos da seleção nas Arenas e o público do mundo todo pode ver essas cenas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças