Esporte

Governo do Irã autoriza retorno das mulheres em estádios de futebol após dois anos

Após pressão da Fifa, iranianas têm autorização para assistir Irã e Coréia do Sul no próximo dia 12


04/10/2021 14h31

Decisão importante no mundo do futebol. Após dois anos de proibição, o governo do Irã autorizou a presença de mulheres no estádio de Teerã para assistir a partida da seleção masculina contra a Coreia do Sul no próximo dia 12 de outubro. O jogo é válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

“A presença das mulheres foi autorizada para a partida entre as seleções nacionais de futebol do Irã e da Coreia do Sul”, informou o Clube de Jovens Jornalistas, agência de notícias ligada à televisão estatal do país.

A última vez que as mulheres puderam comparecer a uma partida de futebol foi em outubro de 2019, quando o Irã enfrentou o Camboja, também em uma partida das Eliminatórias. Desde então, elas não tiveram mais autorização para ir a eventos esportivos.

Essa postura do governo prevalece desde a Revolução Islâmica de 1979, quando as iranianas foram privadas de acompanhar esportes in loco com a justificativa de “protegê-las dos modos pouco educados" dos homens.

Leia também: Brasil vence República Tcheca e fica em sétimo no Mundial Sub-21 de vôlei

A Fifa cobra o Irã há anos para que as mulheres voltassem aos estádios. A pressão ficou ainda maior após a Copa do Mundo de 2018, quando as iranianas assistiram aos jogos da seleção nas Arenas e o público do mundo todo pode ver essas cenas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido