Esporte

Semis da Copa do Brasil: Galo encaminha classificação e Flamengo empata nos acréscimos

Jogos de volta acontecem na próxima quarta-feira (27)


21/10/2021 00h14

Os jogos de ida da semifinal da Copa do Brasil foram realizados nesta quarta-feira, com cenários bem diferentes. O Atlético-MG goleou o Fortaleza no Mineirão por 4 a 0 e está com a vaga encaminhada para a decisão. Já em Curitiba, o Flamengo buscou o empate contra o Athletico-PR no último lance, deixando tudo aberto para o segundo jogo.

Leia mais: Sorteio da fase de grupos da Copa do Catar acontecerá dia 1º de abril de 2022

Galo x Fortaleza

O Jogo começou eletrizante, com boas chances para os dois lados. Aos 10 minutos, Felipe Alves fez grande defesa em chute de Zaracho. Na sequência, cobrança de escanteio para o Galo e Lucas Crispim salvou cabeçada em cima da linha.

Mas sete minutos depois não teve jeito. Hulk bateu falta em cima da barreira e na sobra Guilherme Arana pegou de primeira para abrir o placar com um golaço. Houve muita reclamação por parte dos jogadores do Fortaleza de que o árbitro Bráulio Machado apitou antes da bola entrar, indicando escanteio. O juiz cometeu um erro ao não olhar a trajetória da bola e o próprio Arana confirmou que escutou o apito. Não dá para ter certeza de que o apito foi antes da bola entrar, mas não interferiu diretamente na jogada.

A confusão parece ter desconcentrado a equipe cearense, que estava bem no jogo até então. O Atlético começou a dominar a partida e ampliou a vantagem com Réver. O zagueiro aproveitou cobrança de escanteio no primeiro pau e desviou a bola para o gol, segundo dele na competição.

No final do primeiro tempo, um golaço coletivo do Galo. A jogada começa com Hulk brigando pela bola, Keno aproveita a sobra, dá uma meia lua no marcador e acha Zaracho sozinho na entrada da área. O meia colocou a bola na cabeça de Hulk, que começou e finalizou a jogada. 3 a 0 e uma ótima vantagem para o intervalo.

Ao voltar do vestiário, não deu nem tempo do Fortaleza esboçar uma reação. Com menos de dois minutos, Zaracho pegou rebote de Felipe Alves e encobriu o goleiro, fechando o placar e deixando os mineiros com a vaga encaminhada.

Athletico x Flamengo

Na Arena da Baixada, o jogo foi bem mais equilibrado. O Flamengo saiu na frente com gol de Thiago Maia no começo da primeira etapa.

O Rubro-negro começou melhor a partida, mas o Furacão aos poucos equilibrou e teve algumas chances.

No começo do segundo tempo, Pedro Henrique empatou de cabeça em cobrança de escanteio e deu outra cara para o jogo. O Flamengo tinha a posse de bola, mas não conseguia converter em chances claras de gol.

Para piorar a situação dos cariocas, Gabigol foi substituído aos 21 minutos após torcer o pé direito em uma dividida.

A partir daí, só deu Athletico. Aos 25 minutos, Renato Kayzer recebeu cruzamento certeiro de Abner e cabeceou no canto esquerdo de Diego Alves, virando o jogo para o Furacão.

O time de Renato Gaúcho sentiu bastante o gol e não conseguia mais chegar ao campo de ataque, muito pela marcação alta (e efetiva) dos donos da casa. Isso, somado aos desfalques de Arrascaeta, Bruno Henrique e a saída de Gabigol, fez com que o Flamengo sofresse para criar jogadas. O meia de mais qualidade do lado carioca, Everton Ribeiro, estava pouco inspirado. O camisa 7 errou quase tudo o que tentou, principalmente na segunda etapa.

Mas, quando tudo parecia acabado, Lucas Fasson, com o braço, atingiu o rosto de Rodrigo Caio dentro da área. O VAR chamou o árbitro Luiz Flávio de Oliveira para rever o lance e a penalidade foi confirmada. Pedro foi para a cobrança e empatou o jogo no último lance, dando cargas de emoção ainda maiores para o confronto no Maracanã.

Leia também: Dudu, do Palmeiras, reclama dos preços dos ingressos da final da Libertadores

E agora?

Os jogos de volta acontecem na semana que vem, dia 27 de outubro. Vale lembrar que o gol fora de casa não é critério de desempate, então qualquer empate no jogo entre Flamengo e Athletico leva a decisão para os pênaltis.

Já no caso de Atlético-MG e Fortaleza, o Leão precisa vencer por cinco gols de diferença para conseguir a classificação no tempo normal. Caso consiga uma vitória por quatro gols, a vaga será decidida nas penalidades.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças