Esporte

Renan dal Zotto diz que não irá mais convocar Maurício Souza para a Seleção Brasileira

Atitude acontece após polêmica envolvendo Maurício, que gerou sua demissão do Minas Tênis Clube


27/10/2021 17h28

Renan dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira de vôlei masculino, afirmou que Maurício Souza não será mais convocado. A decisão acontece após o central ser desligado do Minas Tênis Clube por publicação em teor homofóbico nas redes sociais. A fala do treinador foi dada em entrevista ao jornal O Globo.

“Fiquei decepcionado. É inadmissível este tipo de conduta do Maurício e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. Em se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos. Acima de tudo preciso ter um time e não posso ter este tipo de polêmica no grupo. Não me refiro apenas ao elenco dos atletas. É geral, para todos os profissionais”, afirmou dal Zotto.

Leia também: Keno Marley estreia com vitória no Mundial de Boxe e se classifica para oitavas de final

O atleta chegou a fazer um vídeo de retratação em sua conta no Instagram na tarde desta quarta-feira (27), mas voltou a reiterar sua posição já declarada anteriormente sobre a população LGBTQIA+. Segundo o atleta, “infelizmente a gente não pode dar mais opinião, não pode mais colocar os valores acima de tudo, valores de família, do que a gente acredita”.

Ainda na entrevista, o técnico da Seleção Brasileira lamentou toda essa polêmica e disse que não irá admitir mais episódios como esse.

Sobre o caso

Maurício usou as redes sociais para criticar a decisão da DC Comics de que o novo Superman ter assumido a bissexualidade. Ele ironizou: “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”.

O Minas Tênis Clubes levou quase duas semanas para se posicionar sobre o assunto: “Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais”, escreveu o clube. Mesmo assim, reiterou que é apartidário e apolítico. “Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei”.

A decisão de afastar o atleta aconteceu após pressão dos patrocinadores e dos torcedores pelas redes sociais. A Fiat e a Gerdau emitiram comunicados exigindo ações por parte do clube.

O atleta foi afastado por tempo indeterminado, recebeu uma multa e se retratou nas redes sociais pela publicação homofóbica.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças