Esporte

COI divulga diretriz de inclusão e não-discriminação com base na identidade de gênero

Documento foi desenvolvido após consulta aos atletas, federações internacionais, especialistas em direitos humanos, jurídicos e médicos


17/11/2021 20h05

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou, nesta quarta-feira (17), o documento “IOC Framework on Fairness, Inclusion and Non-Discrimination on the Basis of Gender Identity and Sex Variations” (“Diretrizes do COI sobre Justiça, Inclusão e Não Discriminação com Base na Identidade de Gênero e Variações de Sexo”, em inglês). 

Com essa nova diretriz, o COI afirma que busca promover um ambiente seguro e acolhedor para todos os envolvidos em competições de nível de elite, de acordo com os princípios consagrados na Carta Olímpica.

Leia também: CBF pede suspensão do zagueiro Otamendi após cotovelada em Raphinha

Segundo nota publicada pela entidade, o documento foi desenvolvido após uma consulta aos atletas, federações internacionais e outras organizações esportivas, bem como especialistas em direitos humanos, jurídicos e médicos. Ele substitui e atualiza as declarações anteriores do COI sobre esse assunto, incluindo a Declaração de consenso de 2015.

Os órgãos esportivos precisarão considerar aspectos éticos, sociais, culturais e legais específicos que podem ser relevantes em seu contexto.

O COI também está planejando uma fase de implementação abrangente, incluindo webinars para as federações e atletas, começando após os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim 2022.

Leia também: Seleção da Dinamarca fará boicote comercial na Copa do Mundo de 2022

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças