Após empate na ida, Ituano e Tombense decidem final da Série C do Brasileirão
Com modelos de gestão parecidos, ‘’clubes-empresas’’ buscam título nacional
19/11/2021 16h24
No próximo sábado (20), Ituano e Tombense decidem o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Com o empate no jogo de ida por 1 a 1, qualquer resultado similar levará a decisão para os pênaltis. Empates com mais de 2 gols dão o título ao time de Minas Gerais. Além dos finalistas, Criciúma e Novorizontino garantiram uma vaga na segunda divisão em 2022.
Organizadas fora de campo, as instituições são administradas por gestões empresariais. Nos últimos anos, a prática ganhou destaque no futebol brasileiro e despertou o interesse de diversas agremiações tradicionais. Para Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo, a saída do formato associativo será uma das principais ferramentas para a recuperação financeira dos clubes.
"A mudança no formato administrativo é um processo inevitável e no qual estamos há décadas em atraso quando observamos o que acontece na Europa. O modelo associativo é comprovadamente falido, basta ver a situação de inúmeros grandes clubes do futebol brasileiro.”, afirma Carlezzo.
Nesta temporada, todas as 206 partidas do torneio foram transmitidas via streaming. Em toda rodada, uma partida foi exibida no TikTok de forma gratuita. De acordo com Bruno Maia, especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte, as plataformas possibilitam uma nova experiência ao consumidor.
Leia Também: Pela primeira vez, Série C do Brasileirão terá premiação dos Melhores do Ano
“As plataformas estão passando por um processo de transformação na criação de conteúdos. O crescimento do streaming diminui bastante a força que esse modelo de distribuição em massa tinha na TV aberta. Não apenas com os jogos ao vivo, mas por meio de séries e documentários, que tem cativado uma parcela grande do consumidor”, relata o CEO da Feel The Match.
Nas redes sociais, a página oficial do torneio no aplicativo viral conta mais de 250 mil seguidores, com cerca de 11 milhões de interações com os fãs. Durante a semana da finalíssima, a NSports, administradora do conteúdo, iniciou as votações para os “Melhores do Ano”.
Em ativação inédita, o público decidirá os melhores da competição em diversas categorias. Além disso, jornalistas esportivos e corpo técnico dos clubes, que engloba treinadores, jogadores e comissão técnica de cada uma das 20 equipes que iniciaram a competição, também irão votar em outros tópicos. Os resultados serão divulgados no dia 1 de dezembro.
Leia Também: Sport realiza campanha 'Seu Sonho de Leão' para torcedores com deficiência
REDES SOCIAIS