Esporte

Estádio do Maracanã terá grama híbrida a partir de 2022

A instalação acontece no fim da temporada deste ano no valor de R$ 4 milhões


06/12/2021 18h03

A gestão do Maracanã anunciou nesta segunda-feira (6) que o estádio está analisando a possibilidade de ter grama híbrida a partir de 2022. A maior parte dos estádios europeus utiliza esse novo tipo de grama, que é natural reforçada com fibras sintéticas. 

O estádio deve ser liberado para o uso no fim do Campeonato Carioca de 2022. Todo o custeio da obra será acarretado pelo próprio Maracanã e contabiliza R$ 4 milhões.

Após ser necessário reforçar o gramado para mantê-lo em boas condições o maior tempo possível, a gestão tomou a decisão de fazer os ajustes necessários para aperfeiçoar e desenvolver as ações no estádio.

De acordo com a análise de tempo climático no Rio de Janeiro e dos jogos realizados por ano dentro do estádio, a grama que ganhou disparada foi a híbrida. Ela é uma combinação de grama natural e fibras sintéticas, do tipo bermuda celebration, com fibras de polietileno, injetada com 18cm de profundidade.

Leia mais: Mãe do técnico Vagner Mancini morre nesta segunda-feira (6)

A nova tecnologia permite que o polietileno costure nas fibras naturais, tendo maior resistência ao pisoteio e acaba sustentando mais horas de jogo do que a grama clássica. Além disso, tem fluxo de drenagem de água e resistência à temperatura do solo, se adequando mais ao crescimento da grama.

A instalação será no fim da temporada deste ano, e vai demorar um total de 90 dias para terminar.

De acordo com Severiano Braga, CEO do Maracanã, “é uma intervenção necessária, que teve como fatores principais o volume de jogos disputados no estádio e também as interferências climáticas. Serão aproximadamente três meses de trabalho para que o gramado esteja pronto o quanto antes, sem comprometer o calendário de 2022”.

Leia também: EUA anuncia boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno na China

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças