Em 2021, o Internacional atingiu resultados expressivos no futebol feminino. Com campanhas sólidas nas competições nacionais e os títulos conquistados, tanto na base quanto no profissional, a equipe já colhe frutos importantes do investimento feito pelo clube.
Na temporada passada, o Colorado chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história, feito que nenhum time gaúcho tinha conseguido até então na elite do futebol nacional. Apesar da eliminação para o Palmeiras, a campanha no campeonato nacional foi positiva e atestou a evolução da categoria.
Pelo estadual, as Gurias Coloradas mantiveram a hegemonia no Rio Grande do Sul e conquistaram o tricampeonato de maneira consecutiva. Na decisão, a equipe bateu o Grêmio nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Para o técnico do Internacional, Maurício Salgado, a última temporada ficou marcada na história do clube. “É um ano que marca a consolidação do time feminino do Inter, fruto de um trabalho que vem sendo construído passo a passo nos últimos anos. O Campeonato Brasileiro mostrou que estamos entre as principais equipes do país e vamos seguir trabalhando para alcançar resultados ainda melhores”, acrescenta.
No Inter desde 2019, o treinador também destaca o projeto de desenvolvimento das atletas nas categorias de base e a integração com o profissional. “Compreendemos que é fundamental o investimento e, principalmente, na transição entre base e profissional, como um elo de ligação forte entre as categorias”, acrescenta.
Leia Também: Pep Guardiola e Juanma Lillo testam positivo para Covid-19
Atualmente, do elenco principal, há 10 jogadoras foram reveladas no clube. Para Cláudio Curra, diretor de futebol feminino do Colorado, a melhoria e o aporte financeiro para a base têm como objetivo estabelecer uma gestão profissional e um futebol com mais qualidade.
“Óbvio que também buscamos uma auto sustentabilidade na categoria, tendo em visto que este trabalho é fundamental para isso acontecer. Estamos contentes e os resultados que atingimos este ano mostram que estamos no caminho certo. É, sem dúvida nenhuma, o maior investimento feito pelo clube na modalidade, mesmo com as atuais dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia", comenta o dirigente.
Para Curra, o investimento nas categorias de base, que ocorre desde 2017, tem sido um dos diferenciais do clube. Honrando a tradição formadora do Internacional, o futebol feminino conta com um minucioso trabalho na formação das atletas, realizado nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18.
Em 2021, o Inter chegou às semifinais do Brasileiro em todas as categorias de base: o sub-16, que conquistou o título no ano passado, e o sub-18, campeão em 2019 e vice em 2020. Além disso, o Sub-17 ainda conquistou de forma invicta a Copa Gaúcha de Futebol Feminino, diante do rival Grêmio. Além disso, as Gurias Coloradas também se sagraram campeãs da Liga de Desenvolvimento na categoria Sub-14.
Apesar das melhorias que vêm acontecendo progressivamente, o clube reconhece a necessidade do apoio por parte de quem organiza o futebol feminino. “Precisamos desse apoio dos órgãos oficiais do governo, os que patrocinam os campeonatos ou até mesmo de premiações. Entendemos que o futebol feminino precisa de um maior apoio daqueles que organizam a modalidade e também de produtos específicos da linha feminina dos nossos uniformes. Pretendemos licenciar produtos para termos um recurso a mais”, explica o presidente Alessandro Barcellos.
Leia Também: Vini Jr é apontado como o jogador mais valioso do mundo pelo Observatório do Futebol
REDES SOCIAIS