Esporte

Fifa decide que Brasil x Argentina interrompido pela Anvisa seja realizado em nova data e local

Técnicos da Anvisa invadiram o campo por conta de quatro jogadores argentinas não respeitarem as medidas sanitárias do Brasil


14/02/2022 14h47

Após cinco meses, a Fifa tomou uma decisão em relação a partida entre Brasil e Argentina que foi interrompida por agentes da Anvisa. A entidade informou nesta segunda-feira (14) que a partida será realizada em um novo local e uma nova data que ainda será decidida.

Pelo fato das duas seleções já estarem classificadas para a Copa do Mundo do Catar, a decisão não altera a tabela da competição. A Conmebol acatou a decisão, já que tinha planos para remarcar essa partida.

Além da realização da partida, a Fifa também anunciou punições aos envolvidos. A CBF foi multada em 550 mil francos suíços (R$ 3,1 milhões na cotação atual) por conta das falhas na organização do jogo e invasão do gramado.

A AFA recebeu uma multa de 250 mil francos (R$ 1,4 milhão) porque seus jogadores burlaram as regras sanitárias brasileiras. Os atletas Emiliano Martínez, Giovanni Lo Celso, Cristian Romero e Emiliano Buendía foram suspensos por dois jogos, e deverá ser cumprido na data Fifa de março.

Leia também: Neymar é relacionado para partida contra Real Madrid pela Champions League

Mesmo com o gancho dos jogadores, eles poderão atuar contra o Brasil se forem convocados.

As duas entidades podem recorrer da decisão da Fifa. Primeiramente no Comitê de Apelação da própria entidade máxima do futebol mundial. Em caso de derrota, podem ir ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Relembre o caso

Em setembro de 2021, a partida entre Brasil e Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, foi interrompida com apenas 4 minutos. Técnicos da Anvisa invadiram o campo para notificar quatro jogadores da Argentina que teriam burlado normas sanitárias ao entrar no Brasil.

Na época, todos que vinham da Argentina para o Brasil precisavam fazer uma quarentena de 14 dias. Mas, na imigração, os quatro omitiram esse fato das autoridades brasileiras. A Anvisa só se deu conta do caso no dia seguinte, após eles realizarem treinos e circulado pelo país. Todos estavam vacinados e apresentavam testes negativos para Covid-19.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças