Esporte

Fórmula 1: FIA anuncia retirada de Michael Masi como diretor de provas

Masi foi o protagonista da temporada de 2021, sendo um dos pivôs do não-cumprimento dos regulamentos no GP de Abu Dhabi


17/02/2022 12h51

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira (17) que Michael Masi não atua mais como diretor de provas da entidade. Ele ocupava o cargo na Fórmula 1 desde 2019, após a morte do diretor Charlie Whiting.

Masi foi o protagonista da temporada de 2021, sendo um dos pivôs do não-cumprimento dos regulamentos no GP de Abu Dhabi.

O presidente, Mohammed Ben Sulayem, juntamente com as equipes e o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, decidiram pelo afastamento do diretor. Masi ainda irá receber outro cargo dentro da organização. A F1 apontou Niels Wittich, ex-diretor de provas da DTM, e o diretor do Mundial de Endurance, Eduardo Freitas, como os novos diretores de prova. Herbie Blash, que já atuou como vice de Charlie Whiting, ajudará os diretores como conselheiro sênior permanente.

Leia mais: Firmino iguala marca de gols de Ronaldinho Gaúcho na Champions League

O anúncio aconteceu após a abertura de um inquérito para analisar as decisões tomadas em Yas Marinas, que resultou na vítória de Max Verstappen na última temporada.

Ben Sulayem supervisionou o passo a passo da investigação, assim como a consulta de todas as equipes e pilotos. No final de semana que antecede o GP do Bahrein, 18 de março, os resultados serão divulgados.

A última prova de temporada de 2021 foi recheada de polêmicas relacionadas ao descumprimento de regras. Entre elas a orientação da saída do safety car da pista e o realinhamento dos carros retardatários.

Verstappen realizou uma ultrapassagem por Lewis Hamilton na última volta da corrida, o que lhe garantiu o título mundial.

Leia também: Ferrari divulga o F1-75, novo carro para a temporada de 2022

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças