Federação de Futebol da República Tcheca anunciou neste domingo (27) que não irá jogar contra a Rússia caso as duas seleções se encontrem na final da repescagem da Copa do Mundo de 2022. O país segue a decisão de Polônia e Suécia, que adotaram a mesma postura como protesto contra a Guerra na Ucrânia.
“O comitê executivo da Federação Tcheca, membros da equipe e jogadores da seleção nacional concordaram que não é possível jogar contra a seleção russa na situação atual, nem mesmo em campo neutro. Todos nós queremos que a guerra termine o mais rápido possível", diz a nota oficial da entidade.
"The Czech FA executive committee, staff members and players of the national team agreed it's not possible to play against the Russian national team in the current situation, not even on the neutral venue.
— Czech Football National Team (@ceskarepre_eng) February 27, 2022
We all want the war to end as soon as possible." pic.twitter.com/NQK6YGNoHJ
A Polônia deveria enfrentar a Rússia, em Moscou, na semifinal do play-off em 24 de março. E o vencedor desse encontro jogaria, no dia 29 do mesmo mês, contra o vencedor do duelo entre Suécia e República Tcheca.
Leia também: Eriksen retorna aos gramados após oito meses do ataque cardíaco na Eurocopa
Além de se recusarem a enfrentar a Rússia, também não aceitaram realizar o jogo em um campo neutro.
Vale lembrar que outras sanções esportivas já foram tomadas devido ao conflito na Ucrânia, como a retirada da final da Liga dos Campeões de São Petersburgo e o cancelamento do Grande Prémio de Fórmula 1, previsto para Sochi, em setembro.
A Fifa não baniu a Rússia do processo de qualificação, dizendo apenas que a federação russa teria que encontrar locais alternativos fora do país para sediar jogos.
REDES SOCIAIS