Esporte

Jogos Paralímpicos de Inverno começam nesta sexta-feira (4), em Pequim

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), este é o ciclo de maior investimento do comitê em desportos na neve na história


04/03/2022 13h50

Os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 começaram oficialmente, na manhã desta sexta-feira (4), com a cerimônia de abertura, no estádio Ninho do Pássaro, na capital chinesa. A paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera, atletas do esqui cross-country, foram os porta-bandeiras brasileiros.

Os dois estão entre os seis competidores da missão brasileira na China, a maior delegação que o Brasil já levou a uma edição de Jogos de Inverno. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), este é o ciclo de maior investimento do comitê em desportos na neve na história.

Leia também: Estrangeiros que jogam na Ucrânia estão livres para assinar com qualquer clube

São cinco brasileiros no esqui cross-country e um no snowboard. As primeiras provas com brasileiros acontecerão na noite deste sábado (5), com a estreia dos cinco do cross-country na prova longa (18Km para os homens e 15km para as mulheres) e a prova de snowboard cross.

Veja imagens:

Esta é a terceira participação do país no evento. Na estreia em Sochi 2014, eram dois representantes. Na cidade coreana de PyeongChang, quatro anos mais tarde, foram três representantes.

No total de staff, a delegação brasileira paralímpica de esportes de neve viajou a Pequim com quatro treinadores, uma médica, um fisioterapeuta, uma psicóloga, um wax-tech (profissional responsável por preparar o esqui do atleta para deslizar mais sobre a neve), um chefe de missão e uma attaché paralímpico.

Leia também: Corinthians apresenta Vítor Pereira: "Posso prometer muito trabalho em busca dos títulos"

“Está na missão do CPB promover o esporte para pessoas com deficiência em todas as suas dimensões, e o investimento nas modalidades de neve tem se mostrado profícuo, dado os resultados expressivos alcançados em tão curto espaço de tempo. Encontramos na CBDN (Confederação Brasileira de Desporto na Neve) o parceiro certo, que desenvolve um trabalho muito bom tanto nas canchas esportivas quanto na campo da gestão”, comentou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças