Esporte

Anistia Internacional aponta riscos de trabalhadores de serviços da Copa do Mundo do Catar

Após reunião com a Fifa, ONG entrega carta cobrando mais ações para garantir a segurança dos trabalhadores


15/03/2022 15h36

A Anistia Internacional apresentou à Fifa uma petição com mais de 280 mil assinaturas fazendo um apelo por mais segurança aos trabalhadores da Copa do Mundo de 2022 e exige que medidas concretas sejam tomadas para melhorar os direitos de trabalhadores imigrantes.

A petição foi entregue por Alexandra Karle, diretora da Anistia Internacional na Suíça, que também conta com uma lista dos riscos no setor de serviços do evento.

Na última segunda-feira (14), a Anistia Internacional fez uma reunião com a Fifa na sede da entidade e já tinha apontado todos os problemas que os trabalhadores estão passando.

A Anistia Internacional também constatou que milhares de trabalhadores ficam meses sem receber salário, são proibidos de trocar de emprego, e não é permitido formar sindicatos para lutar coletivamente por direitos.

Leia também: Emissora aponta corrupção em compra de empresa de Roman Abramovich, dono do Chelsea

Também há suspeitas, e não é de hoje, de mortes de trabalhadores sem problemas de saúde e sem qualquer investigação apropriada ou compensação para as famílias.

Além disso, a Fifa também esta sendo cobrada para assumir a responsabilidade e garantir que os danos sofridos pelos trabalhadores em projetos relacionados ao megaevento até o momento sejam devidamente remediados, junto com o Comitê Organizador Local da Copa.

A ONG já tinha se posicionado em novembro do ano passado quando indicou a estagnação nos direitos trabalhistas no Catar.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças