O Flamengo venceu por 3 a 2 o Universidad Católica pela Copa Libertadores na última quinta-feira (28), em Santiago, no Chile, e pelo terceiro dia seguido, torcedores foram flagrados imitando macacos em provocações racistas. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.
Leia mais: Destaques do esporte neste final de semana na tela da TV Cultura
O Flamengo se pronunciou em seu perfil no Twitter sobre o assunto. O clube também marcou a Conmebol em outra publicação, pedindo medidas severas sobre o assunto.
Na noite desta quinta-feira, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, aconteceram cenas lamentáveis de racismo, lançamento de pedras, garrafas e sinalizadores (uma criança foi ferida) da torcida adversária em direção aos torcedores rubro-negros, ... (@CONMEBOL) pic.twitter.com/Wi0aO8nGZj
— Flamengo (@Flamengo) April 29, 2022
Este já é o terceiro caso registrado de injúria racial contra brasileiros em partidas da competição nesta semana. Na partida entre Emelec e Palmeiras pela Libertadores, na quarta-feira (27), um torcedor do Emelec foi flagrado fazendo ofensas racistas a um grupo de palmeirenses.
Na última terça-feira (26), um torcedor argentino do Boca Juniors foi detido em São Paulo após fazer gestos imitando um macaco para brasileiros. Ele foi solto após pagar fiança e ironiza nas redes sociais. A Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, ainda não se pronunciou sobre os ocorridos.
Racismo da torcida do River à torcida do Fortaleza✅
— Braune (@brauneoficial) April 28, 2022
Racismo da torcida do Boca contra o Corinthians✅
Racismo da torcida do Emelec contra o Palmeiras✅
Racismo da torcida do Estudiantes a jogadores e torcida do Red Bull Bragantino✅
A @Libertadores não vai fazer nada de novo?
Leia também: Site da TV Cultura transmite Mainz 05 x Bayern de Munique neste sábado (30)
REDES SOCIAIS