Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @heliocastroneves
Reprodução/Instagram @heliocastroneves

A TV Cultura transmite as 500 Milhas de Indianápolis, maior evento do automobilismo mundial, neste domingo (29), a partir das 12h30. É a 106ª edição da corrida mais veloz do planeta e a mais importante da temporada 2022 da Fórmula Indy. Serão 200 voltas no circuito oval de 2,5 milhas no Indianápolis Motor Speedway, maior referência do automobilismo americano.

Na TV Cultura, a transmissão terá o comando do narrador Geferson Kern, comentários de Rodrigo Mattar e a participação da ex-pilota Bia Figueiredo (que conhece os segredos de Indianápolis), além do repórter Bernardo Bercht, que fará entradas ao vivo, direto de Indianápolis.

Leia também: Saiba quem é Tsonga, tenista que encerra sua carreira profissional nesta terça-feira (24)

A prova é tão importante que o treino de classificação é realizado uma semana antes e os pilotos testam durante todo mês de maio. No último sábado (21), o caminho de definição do grid de largada teve início com o treino classificatório entre a 13° e 33° colocação, seguido do Pole Day no domingo (22).

A disputa entre os seis mais rápidos (Fast Six), em busca da melhor posição no grid de largada, resultou na pole mais rápida da história da modalidade. O neozelandês Scott Dixon, pela Chip Ganassi, faturou sua quinta pole position em Indianápolis a mais de 376 km por hora.

O brasileiro Tony Kanaan, que já bebeu o “leite da vitória” em 2013, representou o Brasil no grupo que compõe o "Fast Six" e larga na sexta posição no grid. Já o tetracampeão Hélio Castroneves começa a prova na 27° posição. Na última edição, o brasileiro faturou mais uma vez a vitória no circuito e conquistou seu merecido lugar em um grupo especial de pilotos que já venceram 4 vezes as 500 milhas.

Leia também: Nasce a primeira filha de Gabriel Jesus e Raiane Lima

Se o brasileiro conquistar novamente o título se tornará o maior vencedor da história. Ao todo, o Brasil já acumula oito vitórias na tradicional prova. Os brasileiros campeões das 500 milhas são os pilotos Emerson Fittipaldi, Hélio Castroneves, Gil de Ferran e Tony Kanaan.