Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @nematanikiema65
Reprodução/Instagram @nematanikiema65

A jovem Némata Nikiema, de 18 anos, é natural de Burkina Faso, na África Ocidental, e é uma grande promessa do atletismo.

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, a atleta conta sua história dentro do esporte, revela suas inspirações, as expectativas para o mundial sub-20 e antecipa seus planos.

Trajetória

Némata deu seus primeiros passos no atletismo aos 15 anos durante uma corrida de cerca de 70 metros em uma aula de educação física. “Quando chegou minha vez, eu corri, o professor viu que o tempo era bom e me perguntou se eu gostaria de ir treinar com ele.”

A atleta se mudou para Lavras, interior de Minas Gerais, em 2018, onde foi treinada pelo técnico Fernando de Oliveira, no Centro Regional de Iniciação do Atletismo, conhecido como Cria Lavras.

Infelizmente Fernando morreu no mesmo ano em decorrência de um AVC e o projeto teve continuidade com a ajuda de doações.

A jovem foi aprovada no Centro de Excelência do Atletismo de São Paulo, e atualmente, é treinada pelo casal de técnicos campeões olímpicos, Nélio e Tânia Moura, com quem afirma ter uma ótima relação.

“Eles são ótimos! São bons treinadores, muito gentis e sempre estão presentes quando o atleta precisa.”, diz Némata.

Nélio e Tânia, especialistas em saltos horizontais, formaram diversas personalidades dentro do atletismo, como Maurren Maggi, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e uma das inspirações de Némata. Tal como Hughes Zango, salto triplista de seu país, Burkina Faso, que também a inspira. 

Mundial sub-20

Némata alcançou o índice para o mundial sub-20 em janeiro de 2022, atingindo 6,14 metros no salto em distância. A atleta segue batendo o índice e, no Campeonato Paulista de Atletismo Adulto, que aconteceu no último dia 28, atingiu a marca de 6,43 metros, assumindo a primeira colocação do ranking brasileiro do sub-20 e a terceira no ranking mundial desta mesma categoria. Para ela, esse foi seu momento mais marcante dentro do atletismo.

“Foi uma coisa inesperada, eu não esperava que iria melhorar minha marca. Eu não estava muito bem, estava com dor, nervosa e eu nunca fiquei assim em uma competição.”, conta a atleta que se mostra satisfeita com o resultado: “Foi a melhor coisa, estou muito feliz!”, completa.

O mundial sub-20 acontece em agosto, na cidade de Cali, na Colômbia, e questionada sobre suas expectativas, responde com otimismo: “Espero disputar a prova e ficar entre as três primeiras.”.

Futuro

Apesar de ser muito boa no que faz, Némata não tem pressa de alcançar o topo e disputar as Olimpíadas.

“Daqui dois anos eu espero melhorar minha marca e se der participar dos Jogos Olímpicos. Não estou com pressa, pois sei que sou nova e tenho muita coisa para melhorar ainda, mas essa é uma possibilidade.”, revela.

Além do atletismo, Némata também é universitária e está em seu primeiro ano de fisioterapia, e entre seus maiores planos, está o de trazer sua família para o Brasil, já que eles ficaram em Burkina Faso: “Quero me formar e tirar meus país de lá, trazer eles para cá.”, finaliza.