Esporte

Há 60 anos, Brasil dava show e conquistava sua segunda Copa do Mundo contra a Tchecoslováquia

A seleção venceu por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá. Pelé se lesionou no segundo jogo e ficou de fora do restante do torneio


17/06/2022 12h28

Na data de hoje há 60 anos, o Brasil conquistava um extraordinário feito no esporte, sua segunda Copa do Mundo de Futebol, após se sagrar campeão no evento anterior, quatro anos antes, em 1958, na Suécia. A seleção venceu no dia 17 de junho de 1962 a Tchecoeslováquia por 3 a 1, no torneio que foi realizado no Chile.

Leia mais: Fifa anuncia cidades-sede para a Copa do Mundo de 2026 nos EUA, México e Canadá

Durante a primeira fase, o Brasil derrotou o México por 2 a 0, depois empatou com a Tchecoeslováquia sem gols e, pela terceira partida, venceu a Espanha por 2 a 0.

Na fase do mata-mata, ganhou da Inglaterra por 2 a 0, depois bateu o Chile por 4 a 2 e, na final, no reencontro com a Tchecoeslováquia, o time verde-amarelo levou a melhor por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá.

Pelé, que já era o maior jogador do futebol mundial, sofreu uma lesão no segundo jogo e ficou de fora do restante do campeonato. Garrincha, seu companheiro de ataque, assumiu a condição de estrela do torneio.

Pela primeira vez, as imagens dos jogos chegaram para os brasileiros na íntegra, gravadas em videotape e exibidas na TV um dia depois da partida.

Leia também: Candidato a medalha em Paris, Mateus Isaac se formou em administração antes de ir para o windsurf

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido