Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Os e-sports têm ganhado o coração dos jovens ao redor do mundo, e o crescimento do mercado dos games na última década proporcionou a profissionalização de equipes e atletas virtuais, principalmente nas plataformas de FPS (First Person Shooter) e MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), através de jogos como 'League of Legends', 'Dota 2', 'CS:GO', 'Valorant' e muitos outros.

Modalidades como futebol e basquete também fazem parte desse universo digital, mas nenhuma se aproxima da realidade tão bem quanto o automobilismo virtual, no qual os pilotos possuem uma adaptação fiel do cockpit dos carros que vemos pela televisão.

Gustavo Ariel é o principal nome do esporte a motor on-line no Brasil, e um dos atletas mais bem classificados no ranking do simulador iRacing. O paulistano de 21 anos é o nono colocado mundial da plataforma e já participou de mais de 1.300 corridas, conquistando 607 vitórias pela bandeira verde e amarela. O único outro brasileiro no top-100 é Jeff Giassi, que ocupa a 82ª posição.

Recém-contratado pela equipe Texaco Racing e chefiado pelo campeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan, Ariel diz que o novo desafio "é uma grande responsabilidade". "Vira realmente um trabalho com metas para cumprir e diversas reuniões. É muito legal ver o profissionalismo do esporte virtual hoje. Representar uma marca como a Texaco é fantástico”, comenta.

Ao obter resultados expressivos, o garoto de Limeira atraiu os olhares de um astro que já passou pela Fórmula 1. Isso mesmo, o ex-piloto da equipe Haas, Romain Grosjean, contou com Gustavo nas 24 Horas de Le Mans virtuais, evento realizado pela mesma categoria das pistas reais. Ele foi o primeiro brasileiro a competir na versão oficial da maior corrida do esporte a motor no mundo.

Representando a Panis Racing by R8G, Ariel dividiu o protótipo LMP2 #65 com Alessandro Ottaviani (Itália), Gabriele Miní (Itália), que disputa a Fórmula Regional Europeia, e Nicolas Varrone (Argentina), piloto da Rinaldi Racing no European Le Mans Series. “Em uma live, o Tony comentou que recebeu uma ligação do Grosjean, que perguntou se eu poderia correr pela R8G, algo de outro mundo, uma história muito bacana”, revela.

O automobilismo virtual é um espaço que compartilha diversos simuladores. O iRacing é o que possui a maior visibilidade mundial, porém o rFactor2 é outro jogo de destaque e requer muita técnica e esforço no desenvolvimento dos pilotos. “No começo essa adaptação nos assustou bastante, já que vínhamos do iRacing. Ele é um simulador que você precisa ser muito tranquilo no freio, enquanto que no RF2 tivemos de nos adaptar ao ABS”.

Leia mais: Games: Como um simples hobby se tornou uma maneira de enriquecer

No início deste ano, a Porsche Cup Brasil premiou o talento de Limeira com um dia de testes no autódromo de Interlagos a bordo do modelo 911 GT3 Cup, após conquistar o vice-campeonato no Porsche E-Sports Carrera Cup Brasil pela equipe Full Time E-Sports by TK em 2021.

“No real você tem todo o feeling da suspensão e no simulador temos uma guiada mais preventiva. Quando nós vamos para o real é mais fácil, pois temos mais sensores e não só os olhos e o volante para ajudar, assim consigo atacar mais uma curva, sentir mais o limite do carro”, comentou o piloto sobre a mudança das telas para o asfalto.

Gustavo ressalta também a importância da preparação psicológica. “Na maioria dos esportes, a questão mental é sempre primordial. Em uma corrida só com bons pilotos você tem que respirar, ter calma, pensar no próximo passo, e com treinamento você consegue desenvolver essa tranquilidade. No virtual às vezes falamos em nível mundial de 15 pilotos no mesmo décimo, então pode ser bastante estressante”.

A permanência do atleta na mesma posição do cockpit durante várias horas pode ser um desafio, e por isso o desenvolvimento físico é de igual importância. “Andar com o Direct Drive (volante) cansa bastante, principalmente nas partes do trapézio e dos braços, porque usamos ele muito pesado para poder realmente sentir o carro. Você pode sofrer até com tendinite se não cuidar. É necessário todo um preparo físico de academia, massoterapia e pilates, senão você não tem mobilidade para fazer os mesmos movimentos, sendo que às vezes você fica mais de dez horas por dia no simulador. A força máxima do freio é de 140 kg, então você precisa se cuidar”.

Apaixonado pelas corridas desde garoto, Ariel tem hoje a chance de bater roda com grandes feras do esporte, até mesmo o atual campeão da Fórmula 1, Max Verstappen. “Um cara criado para ser campeão. Anda de F1 no domingo, e na segunda vai para o simulador e está sempre ali no topo, um dos melhores do mundo. Tive a oportunidade de disputar algumas vezes com ele, sempre foi muito duro assim como no real”.

Tony Kanaan, que atualmente é o mentor de Gustavo na equipe Texaco, é uma das inspirações do jovem paulistano na modalidade. “A preparação física do Tony para uma corrida seja no real ou no virtual é muito legal. Desde minha adolescência eu via o quanto ele se preparava, participou inclusive do Iron-Man. É aquela mentalidade do Kobe Bryant, se você acorda às 4h00, eu acordo às 3h00”.

Agora o foco do piloto de Limeira está na Porsche TAG Heuer E-Sports Supercup. “Neste ano, estou me preparando bastante para poder disputar a classificatória do campeonato mundial do iRacing. A primeira etapa aconteceu essa semana, e na próxima tentaremos figurar entre os cinco primeiros para poder se classificar para o ano que vem, sendo que os 15 melhores passam de fase”.

Leia também: GTA VI deve ter primeira protagonista feminina e promete tom diferente dos anteriores