Esporte

Bill Russell, maior campeão da história da NBA, morre aos 88 anos

Durante seus 13 anos em Boston, ele levou o Celtics às finais da NBA 12 vezes, vencendo o campeonato em 11 oportunidades


31/07/2022 14h47

A lenda do basquete do Boston Celtics, Bill Russell, que venceu 11 campeonatos em 13 temporadas com a equipe na NBA, morreu neste domingo (31), aos 88 anos, informou a família.

Leia mais: Matias Rossi e Felipe Fraga vencem 7ª etapa da Stock Car em Interlagos

Russell morreu "pacificamente" com sua esposa, Jeannine, ao seu lado, disse um comunicado publicado nas redes sociais. Os arranjos para seu serviço memorial serão anunciados em breve, disse o comunicado.

Durante um período de 15 anos, começando com seu primeiro ano na Universidade de San Francisco, Russell teve a carreira mais notável de qualquer jogador na história dos esportes coletivos. Na USF, ele foi duas vezes All-American, venceu dois campeonatos consecutivos da NCAA e levou a equipe a 55 vitórias consecutivas. E ele ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 1956.

Durante seus 13 anos em Boston, ele levou o Celtics às finais da NBA 12 vezes, vencendo o campeonato 11 vezes. No único ano em que os Celtics perderam, em 1958 para o St. Louis Hawks, a série estava empatada em 2 a 2 quando Russell se machucou e foi hospitalizado. Os Celtics perderam os próximos dois jogos por um total de três pontos.

Russell foi premiado com a Medalha da Liberdade pelo ex-presidente Barack Obama em 2011, a mais alta honraria civil do país. E em 2017, a NBA o premiou com o Lifetime Achievement Award.

Leia também: Fórmula E: Lucas Di Grassi supera Dennis e vence a segunda corrida do ePrix de Londres

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças