Esporte

Fórmula Indy: Scott McLaughlin vence em Portland e encosta nos ponteiros na disputa pelo título

Will Power e Scott Dixon completaram o pódio da corrida realizada em Oregon


04/09/2022 19h36

Neste domingo (4), Scott McLaughlin liderou de ponta a ponta e conquistou a vitória do Grande Prêmio de Portland. Will Power recebeu a bandeira quadriculada na segunda posição e chega em Laguna Seca no topo da tabela de classificação do campeonato. O hexacampeão Scott Dixon fez uma baita prova de recuperação, na qual saiu do décimo sexto posto para cruzar a linha de chegada em terceiro lugar e grudar nos ponteiros na briga pelo título.

Pato O’Ward, Graham Rahal, Colton Herta, Alexander Rossi, Josef Newgarden, Callum Illot e Felix Rosenqvist completaram o top-10 da corrida em Oregon.

A largada foi limpa por parte dos pilotos, apenas Romain Grosjean escapou e foi dar um passeio no gramado na primeira volta. O “Big Mac” abriu vantagem no início e deixou os rivais para trás.

O grande prêmio deste domingo foi morno de forma geral, mas quando restavam menos de 30 voltas os ânimos esquentaram com a bandeira amarela causada por Rinus Veekay, que fechou Jimmie Johnson e consequentemente o tocou, fazendo com que o piloto atingisse o muro e abandonasse. O representante da Ed Carpenter Racing teve de cumprir um drive-through pelo toque no astro ex-NASCAR.

Leia mais: Max Verstappen vence o Grande Prêmio da Holanda

“Uma grande prova que surpreendeu muita gente, esperávamos confusões desde a largada e elas não aconteceram, ficaram apenas para o fim. Tivemos um final num ritmo muito intenso, com Scott Dixon, que é o maior campeão da Indy em atividade, saindo de décimo sexto para terceiro, ganhando posições fundamentais. Isso deixa a briga do título absolutamente em aberto, temos um Dixon vivíssimo e nunca podemos esperar nada diferente dele a não ser uma grande atuação. Será uma corrida sensacional em Laguna Seca, que é um circuito difícil de ultrapassar e de alto consumo de pneus, onde a estratégia e a posição de pista serão fatores determinantes”, comenta o narrador da Fórmula Indy na TV Cultura, Geferson Kern sobre o Grande Prêmio de Portland.

Rodrigo Mattar, comentarista da categoria norte-americana nas transmissões da Fundação Padre Anchieta, destaca o equilíbrio do campeonato. “Temos uma temporada com um nível de excelência que não tínhamos há muito tempo, podemos observar isso com o líder tendo vencido apenas uma prova. O vice-líder da temporada tem cinco vitórias, e McLaughlin que é aquele com menos possibilidades matemáticas de ser campeão, tendo vencido três vezes”.

“Que vença o melhor! Na minha opinião, Dixon ganha um favoritismo embora Power seja o líder, mas creio que o piloto da Ganassi vem com tudo para tentar ser novamente campeão”, ressalta Mattar.

Com o resultado deste domingo, Power mantém a liderança do torneio com 523 pontos. Newgarden e Dixon estão empatados com 503, seguidos de Marcus Ericsson com 484 e McLaughlin com 482.

A Fórmula Indy realiza a grande decisão do campeonato no próximo domingo com o Grande Prêmio de Monterey, no desafiador circuito de Laguna Seca

Leia também: Brasileiro Eric Granado é vice-campeão do Mundial Elétrico de Motovelocidade

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças