Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 Acervo pessoal
Acervo pessoal

O mês de outubro é marcado pela fundamental e indispensável campanha conhecida como “Outubro Rosa”, que prega a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Leia mais: Árbitro altera súmula e registra primeiro gol do Palmeiras contra Athletico para Endrick

Porém, o mês traz também algumas outras datas significativas, como o Dia dos Professores, que foi celebrado no dia 15. E esses dois momentos relevantes do calendário se misturam numa bela história envolvendo a jogadora Fernanda, promessa de 10 anos da categoria Sub-11 do Centro Olímpico.

Fernanda estuda na escola judaica Alef Peretz e, no ano passado, teve aula de hebraico com a professora Denise Montano. Entretanto, a docente teve de vencer uma dura luta contra o câncer de mama para chegar a lecionar para a sala da jogadora.

Denise foi diagnosticada com câncer de mama em junho de 2015, aos 49 anos. O momento foi bastante complicado para ela, pois teve de reduzir a frequência de suas aulas para se dedicar ao tratamento. Contudo, apesar das dificuldades, nunca deixou de fazer o que mais ama: estar ao lado de seus alunos.

Denise seguiu se dividindo entre a atividade de auxiliar e as sessões de quimioterapia e radioterapia no decorrer de 2015 e durante o primeiro semestre do ano seguinte. Felizmente, em julho de 2016, a professora ganhou a batalha pela vida e se curou do câncer, podendo voltar a exercer sua profissão de maneira saudável após 13 meses de tratamento.

Os caminhos de Denise e Fernanda se cruzaram cinco anos depois, quando a menina passou a ser ensinada pela professora no 4º ano escolar. Ao longo de 2021, Fernanda pôde conhecer a história de superação vivenciada por Denise e, ao mesmo tempo, começar a se interessar pelas aulas de hebraico.

O ano passou e a influência da professora se refletiu sobre Fernanda. Embora não seja mais lecionada por Denise na escola, a menina desenvolveu um vínculo com a matéria em virtude da docente, que sempre esteve disposta a ajudá-la quando teve dificuldades para ir bem na matéria.

A história de Denise serve de inspiração para a jogadora continuar atrás dos seus sonhos. Diante da luta de sua professora, Fernanda entende que é preciso manter a cabeça erguida em meio às dificuldades para seguir em busca daquilo que deseja. Além disso, a menina ainda ganhou mais um apoio para se tornar uma atleta profissional de futebol.

“Ela (Denise) é uma guerreira. Ela passou por algo muito complicado, mas conseguiu vencer. A história dela mostra que nunca podemos desistir daquilo que queremos e me estimula a dar o meu melhor a cada dia. Espero que, contando com o seu apoio e inspiração, eu possa virar uma grande jogadora no futuro”, disse Fernanda.

Leia também: Nova temporada do Memória Esporte Clube, da TV Cultura, retrata afinidade entre futebol e a música