Esporte

Saiba quem são os Libertadores da América, nome que foi batizado o maior torneio de futebol do continente

O nome homenageia um conjunto de líderes nos processos de independência da América do Sul sob o domínio do continente europeu


28/10/2022 08h58

Libertadores da América, este nome é muito popular no futebol mundial, pois carrega a maior competição do continente sul-americano. Mas você sabe quem são os homenageados pela Conmebol?

Leia mais: Garota de 10 anos se inspira em história de vida de professora que venceu o câncer para lecionar

O nome não homenageia um agrupamento oficial ou uma instituição, mas, sim, um conjunto de líderes dos processos de independência da América do Sul sobre a Europa.

Os Libertadores da América, com maior influência foram Simón Bolívar e José de San Martín. Unidos após a Conferência de Guayaquil, juntaram forças contra o Império espanhol estabelecido nas colônias.

Bolívar e San Martin lutaram em diversas batalhas para libertar as colônias. Simon Bolívar combateu na Venezuela, em Nova Granada e em Quito, no Equador. Enquanto José de San Martín lutou pela independência da Argentina, libertando junto o Chile o Peru.

Bernardo O’Higgins também lutou pela Independência do Chile em 1810. No mesmo ano, ele recomendou que se criasse um congresso nacional e foi eleito, em 1811, para representar o distrito de Laja no Congresso Nacional.

Após ser exilado, O’Higgins encontrou o General argentino José de San Martín e juntos retornaram ao Chile, em 1817, para derrotar os lealistas. Inicialmente a campanha foi bem com os dois comandantes alcançando a vitória na Batalha de Chacabuco.

Na Libertação da América do Sul, também existem aqueles líderes que são considerados menos guerreiros, como Dom Pedro I, no Brasil, que proclamou a independência brasileira muito mais em virtude de um projeto político e diplomático do que de um caráter libertador propriamente dito.

Para fechar o grupo, também podemos citar: José Gervasio Artigas, do Uruguai; José Miguel Carrera, do Chile; Manuel Belgrano, da Argentina; Antonio José de Sucre, da Venezuela; e José Joaquín de Olmedo, do Equador.

Leia também: Zagueiro Pablo Marí, ex-Flamengo, é esfaqueado em shopping de Milão, informa imprensa italiana

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças