Esporte

Conheça os carros que fizeram parte da história da Stock Car no esporte a motor brasileiro

O Opala estrelou os capítulos iniciais do torneio, e posteriormente, passou o bastão para o Omega, Vectra, Astra e novos modelos de diferentes montadoras


13/12/2022 15h30

A história da Stock Car, maior categoria do automobilismo brasileiro, começa lá atrás, em 1977, quando os pilotos da antiga Divisão 1 (D1) notaram a superioridade dos modelos da Chevrolet e decidiram criar um novo campeonato monomarca que unisse carros com uma boa performance e custos equilibrados. Em 22 de abril de 1979, foi realizada a corrida inaugural na pista de Tarumã, no Rio Grande do Sul, onde Affonso Giaffone recebeu a primeira bandeira quadriculada da história.

No início do torneio, o Opala foi protagonista. De 1979 a 1986 foram utilizados os modelos de rua com pequenas alterações para se adaptarem melhor às pistas. Em 1987, ainda com o mesmo carro, a montadora e a fabricante de carrocerias Caio desenvolveram uma carenagem que melhorou a aerodinâmica e performance, assim como uma série de itens de segurança.

O período do Chevrolet Caio-Hidroplas durou até 1989. Na sequência, de 90 a 93, a montadora criou um protótipo monobloco, mas que não teve grande apelo por parte do público. Com isso em mente, a categoria migra para o Omega, outro modelo de rua da General Motors que foi adaptado para competição.

De 1994 a 1999, três pilotos dominaram a categoria, foram eles: Ingo Hoffmann (94, 96, 97 e 98), Paulo Gomes (95) e Chico Serra (99).

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Além da chegada do Chevrolet Vectra, os anos 2000 marcaram a introdução de novas montadoras no campeonato e de uma nova safra de pilotos, que aos poucos iriam desbancar os veteranos, como foi o caso de Cacá Bueno, filho do narrador Galvão Bueno, que alcançou cinco títulos na Stock Car.

Até 2010, os seguintes carros formaram o grid: Chevrolet Astra (2004 a 2008), Mitsubishi Lancer (2005 a 2008), Volkswagen Bora (2006 e 2007), Peugeot 307 Sedan (2007 a 2010), Peugeot 408 Sedan (2011 a 2016) e Chevrolet Sonic (2012 a 2015). A marca francesa dividiu as pistas com a GM até 2016, e a partir daí, apenas esta última se manteve na ativa com o Cruze.

A mudança mais recente no regulamento da categoria ocorreu em 2020, com a chegada da Toyota e o modelo Corolla. Hoje, os pilotos guiam carros que possuem cerca de 500 cavalos e pesam por volta de 1.400 quilos.

Neste ano, a equipe Eurofarma RC (Chevrolet Cruze) foi a campeã entre as equipes, com Daniel Serra e Ricardo Maurício tendo somado um total de 581 pontos na tabela.

À convite da equipe RC, a TV Cultura fez a volta onboard no último domingo (11), no Autódromo de Interlagos, ao lado do tricampeão Ricardo Maurício. Veja como foi:

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