Esporte

Africanos dominam 97ª edição da São Silvestre e aumenta jejum do Brasil

Tradicional prova de São Paulo terminou com a vitória da queniana Catherine Amanang Ole e do ugandês Andrew Kwemoi


31/12/2022 10h18

A tradicional corrida da São Silvestre voltou a ser disputada na manhã deste sábado (31), e assim como nos últimos anos, os países africanos dominaram a prova mais tradicional do atletismo brasileiro e sul-americano.

No feminino, quem venceu foi a queniana Catherine Reline Amanang Ole, que cruzou a linha de chagada na primeira colocação, com o tempo de 49min39s. A atleta de 20 anos venceu a competição pela primeira vez na carreira. As etíopes Wude Ayalew Yimer, com 50min01s, e Kebebush Yisma Ewoldemariam, com 52min57s, completaram as três primeira posições.

Com a vitória de Catherine, o Quênia aumentou a sua hegemonia na São Silvestre. O país africano ficou no lugar mais alto do pódio nas últimas seis edições e já soma 15 títulos no feminino e 15 no masculino.

No masculino, Andrew Rotich Kwemoi foi o grande campeão, levando a Uganda ao lugar mais alto do pódio da São Silvestre pela primeira vez na história. O atleta de apenas 22 anos encerrou o percurso em 44min43s.

Na segunda colocação, ficou Joseph Tiophil Panga, da Tanzânia, com 45min17. O seu conterrâneo Maxwell Kortek Rotich fechou o pódio, com 45min42s.

Tanto no masculino quanto no feminino, a melhor colocação de um brasileiro foi a quarta colocação. Fabio Jesus Correia, de 24 anos, cruzou a linha de chegada com 46min13s. Já Jenifer do Nascimento Silva, de 31 anos, encerrou o percurso em 54min02s.

Leia mais: Rumo a Arábia Saudita: Cristiano Ronaldo veste camisa do Al Nassr FC até 2025Saiba por que Pelé nunca disputou uma edição de Olimpíadas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças