O jogador de futebol americano Damar Hamlin, do Buffalo Bills, recebeu uma pancada na região do peito e do queixo durante um lance de defesa no duelo contra o Cincinnati Bengals nesta segunda-feira (2). Após a pancada, o atleta, que joga na posição de safety, desabou em campo, recebeu atendimento médico por 10 minutos e foi retirado de ambulância. Ele precisou ser reanimado. Por meio de nota, a NFL afirmou que o atleta está em estado crítico.
O jogo em Cincinnati, válido pelo Monday Night Football da 17ª semana da temporada da NFL, foi suspenso e posteriormente adiado pela liga. Segundo informações da imprensa local, a ordem teria sido para que as equipes retornassem após um período de cinco minutos para aquecimento, porém os treinadores se recusaram a seguir o jogo.
A transmissão da TV norte-americana informou que Damar tinha pulso, mas respirava com ajuda de aparelhos. Ele foi encaminhado a um hospital na cidade e está na UTI.
Durante a madrugada, o Buffalo Bill confirmou que o safety sofreu uma parada cardíaca e informou que o jogador estava sedado e ainda em situação grave. “Damar Hamlin sofreu uma parada cardíaca após uma rebatida em nosso jogo contra o Bengals. Seu batimento cardíaco foi restabelecido em campo e ele foi transferido para o UC Medical Center para mais testes e tratamento. Ele está atualmente sedado e listado em estado crítico.”
Damar Hamlin suffered a cardiac arrest following a hit in our game versus the Bengals. His heartbeat was restored on the field and he was transferred to the UC Medical Center for further testing and treatment. He is currently sedated and listed in critical condition.
— Buffalo Bills (@BuffaloBills) January 3, 2023
Leia também: "A estrutura fiscal do Brasil é muito perversa", pontua Rui Costa sobre possível reforma tributária
Cimi analisa conjuntura indigenista diante das perspectivas do novo Governo Lula
Damar Hamlin joga tem 24 anos, foi draftado em 2021 e participa da segunda temporada na liga de futebol americano. Depois da pancada, o jogador ainda ficou de pé, mas colapsou em seguida, para desespero dos companheiros.
O duelo foi paralisado quando restavam 6:06 minutos para o fim do primeiro quarto. O placar estava 7 a 3 para o Cincinnati Bengals, que possui uma campanha com 11 vitórias e quatro derrotas e já tem vaga garantida nos playoffs. O Buffalo Bills tem 12-3, é líder da AFC Leste e também jogará a pós-temporada.
Depois de mais de uma hora, a NFL comunicou o adiamento da partida. Os jogadores seguiram nos vestiários esperando a definição. Boa parte do público presente no Paul Brown Stadium permaneceu nos seus lugares até o anúncio.
“O jogo desta noite entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals foi suspenso depois que Damar Hamlin do Buffalo Bills desmaiou, anunciou Roger Goodell, comissário da NFL. Hamlin recebeu imediato atendimento médico no campo pela equipe médica independente e paramédicos locais. Ele foi transferido para um hospital local onde se encontra em condição crítica. Nossos pensamentos estão com Damar e o Buffalo Bills. Forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis. A NFL está em constante comunicação com os a Associação de Jogadores da NFL que estão de acordo com o adiamento do jogo”, disse o comunicado.
— NFL (@NFL) January 3, 2023
REDES SOCIAIS